O MUNDO INEXORAVEL DE KARL MARX

649 palavras 3 páginas
ÍNDICE Biografia e contexto histórico
Manifesto Comunista
Materialismo Dialético Mais-valia O Capitalismo fadado à auto-destruição Lênin e o Manifesto Capitalismo atual

Marx e Engels partem de uma análise histórica, distinguindo as várias formas de opressão social durante os séculos e situa a burguesia moderna como nova classe opressora. O aspecto monetário frio em detrimento das relações pessoais e sociais, tratando o operário como uma simples peça de trabalho juntamente com os recursos de aceleração de produção deixa o trabalhador completamente desmotivado e contribuindo para a sua miserabilidade e coisificação. Trecho do Manifesto Comunista:
“ Declaram abertamente que suas finalidades só podem ser conseguidas derrubando, pela força, todas as relações sociais existentes. Os operários nada têm a perder senão suas cadeias. A ganhar, têm o mundo”

MATERIALISMO DIALETICO
"Não é a consciência que determina a existência, mas a existência social que determina a consciência" (Marx & Engels: A ideologia alemã).
Afirmam sobre o proletariado: "Sua luta contra a burguesia começa com sua própria existência".
O materialismo dialético propõe uma disputa que não mais seja baseada em coletividade, mas sim nos indivíduos e nos interesses que têm. Bem como a relação destas faz gerar de forma dialética a destruição dos atuais modelos de sociedade, de produção, de pensamento, e de poder econômico e político.
Fazer-nos pensar em como estas relações fazem com que pequenos homens possam ser considerados grandes objetos da história e da luta entre pessoas, ao invés do contrário

MAIS-VALIA
A teoria da mais-valia de Marx resolve o mistério de como o trabalho é explorado na sociedade capitalista. Vamos resumir todo o processo em frases curtas: - O sistema capitalista se ocupa de artigos para a venda, ou mercadorias; - O valor de uma mercadoria é determinado pelo tempo de trabalho socialmente necessário encerrado na sua produção; - O trabalhador não possui os

Relacionados