O movimento de Independ ncia do Brasil no s culo XIX n o alterou o quadro social e econ mico de Goi s

Páginas: 4 (882 palavras) Publicado: 13 de junho de 2015
O movimento de Independência do Brasil no século XIX não alterou o quadro social e econômico de Goiás, alguns grupos oligárquicos se destacaram durante o período imperial e permaneceram no poderaté as primeiras décadas do século XX, como os Bulhões, os Fleury e os Caiado. No ano de 1818, por carta régia de Dom João VI, a Vila tornou-se Cidade de Goiás. Após a Mineração, a economia goiana noséculo XVIII e XIX passou a se dedicar mais às atividades ligadas à pecuária e agricultura.
A Abolição da escravidão, em 1888, não alterou as condições de trabalho e de moradia dos escravos queviviam em Goiás. Aliás, a população de Goiás era constituída por uma maioria negra e uma minoria branca.No século XX, a oligarquia dos Caiado tomou o poder político do Estado até a Revolução de 1930.Getúlio Vargas, que havia instalado a Revolução, monopolizou o poder e nomeou o interventor Pedro Ludovico Teixeira, que fazia oposição aos Caiado.      
Um dos primeiros atos políticos de PedroLudovico foi executar a política de transferência da capital. Primeiro realizou um levantamento para escolha do local onde seria construída a nova capital, a região escolhida era próxima à cidade deCampinas (Campininha das Flores). Depois iniciou as obras da construção da nova capital, Goiânia, em 1933. A capital foi transferida por decreto no ano de 1937, selando o fim de mais de 200 anos da Cidadede Goiás como capital do Estado.A fundação de Goiânia, em 24 de outubro de 1933, contribuiu ainda mais para o desenvolvimento do Centro-Oeste brasileiro.
A partir de 1940, Goiás passa a crescer emritmo acelerado também em virtude do desbravamento do Mato Grosso Goiano, da campanha nacional de “Marcha para o Oeste” e da construção de Brasília. A população do Estado se multiplicou, estimuladapela forte imigração, oriunda principalmente dos Estados do Maranhão, Bahia e Minas Gerais. A urbanização foi provocada essencialmente pelo êxodo rural. Contudo, a urbanização neste período não foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AS CI NCIAS DO HOMEM NO S CULO XIX
  • Teorias Raciais No Brasil Do S Culo XIX
  • Rela o Trabalho e Educa o no Brasil s culo XIX
  • A Educa O Infantil No Brasil No S Culo XIX
  • A Assist Ncia Social No Brasil No S Culo XXI 2
  • Imperialismo no s culo XIX
  • IMPERIALISMO NO S CULO XIX
  • No s culo XIX historias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!