Sexualidade Na Mesopot Mia

346 palavras 2 páginas
Sexualidade na mesopotâmia

Na antiga Mesopotâmia, Ishtar era a deusa suprema, regendo a vida de homens e mulheres, a natureza, a fertilidade, o sexo, a potência sexual e a gestação. Também presidia a guerra, as armas, determinado vitória ou derrota. O êxito era celebrado nos templos onde eram oferecidos bens e festividades eram realizadas incluindo orgias sexuais com as “prostitutas do templo”. Além disso, uma vez na vida, ao menos, toda mulher casada era requisitada para servir no templo de Ishtar.

Elas ficavam lá à disposição até que um estranho qualquer a escolhesse, sinalizando com prata lançada no colo da escolhida. Ela mantinha relações com este homem e depois podia voltar para casa. Nenhuma mulher podia recusar esse serviço à deusa. Segundo Herótodo, “O pior dos costumes babilônicos é aquele que obriga todas as mulheres da terra, uma vez na vida, a se sentarem no templo do amor e ter um intercurso com qualquer estranho, os homens passam e fazem sua escolha”.

Com o tempo, o matriarcado foi substituído pelo patriarcado e a partir de então Ishtar perdeu muito de seu status e glória, e deuses masculinos ganharam espaço. Templos Ishtar tornaram-se abrigo de sacerdotisas conhecidas como Ishtaru ou Joy-maiden (damas da alegria), que ofereciam serviços sexuais mediante pagamento de determinado preço. Isso não era considerado vergonhoso e segundo a lei era uma séria ofensa destratar as prostitutas sagradas.

A prostituição masculina também era praticada nos templos de Ishtar, onde os homens de relacionavam com homens que, dizia-se, Ishtar havia “transformado” em mulheres. Em uma estágio mais tardio da cultura babilônica, essa atitude mudou: tabuletas assírias datadas em 1200 a.C. determinavam em lei que qualquer tipo de homossexualidade seria punida com a castração. O incesto era rigorosamente proibido e punido com a morte.

Na Mesopotâmia existiu, também, o culto a Peor, chamado “celebração do falo”, esta festa, em particular, era uma orgia pública. Começava com

Relacionados