O MBITO DO ORIENTALISMO

665 palavras 3 páginas
O ÂMBITO DO ORIENTALISMO

O livro do autor Edward Said1, intitulado “Orientalismo”, no capitulo um “âmbito do Orientalismo”, o autor traz a visão do ocidente referente ao oriente. Ele cita no inicio do capitulo falando sobre o discurso do Arthur James Balfour2 que ele fez ”na câmera dos comuns”. Na qual Arthur fala da “superioridade” europeia sobre o oriente mas especificamente a Inglaterra, ”A Inglaterra exporta o melhor de nós para esses países” (pàg 44)
Isso porque o Egito quando colônia dos britânicos, era subordinada pela por eles, Essa ideia de denominação intelectual é um pensamento herdado dos colonizadores baseado na visão deles. Ao empreender o contato com a sul cultura, tradições lançaram juízo de valor, estabelecendo comparação entre o ocidente e oriente acabavam conceituando o oriental sobre tirulos as vezes degradantes
A dominação do Egito era além de uma anexação territorial, neste caso um exemplo do “atraso oriental, assim o discurso de Balfour tinha uma certa logica que torna triunfante o poder da Inglaterra sobre o Egito.
A Invasão britânica do Egito 1907, a teoria da civilização ocidental mostrava-se quede uma certa forma que a administração britânica estava dando certo. Para said isso mostrava claramente a forma de domínio dos europeus.
“ há ocidentais e há orientais, os primeiros dominam; os segundos devem ser dominados, o que costuma querer dizer que as suas terras devem ser ocupadas seus assuntos internos rigidamente controlados, seus sangue e seu tesouro postos a disposição de uma outra potência ocidental.” (p. 46)
A partir desses momentos em que começou a contruir a visão do orientalismo de uma maneira “negativa” , em muitas obras literárias descreviam sobre o oriente da maneira em que somente lidos Said cita como exemplo a divina comédia de Dante, na qual Maomé foi descrito. Inferioriza o oriente. Essa perca de contato com o original, vem da tentativa de retratar como oriente fosse inferior, necessitado de

Relacionados