A CULTURA DE MASSA COMO FATOR DE REMODELAÇÃO DAS TRADIÇÕES INDÍGENAS - ALDEIA GUARANI MBYA

Páginas: 6 (1334 palavras) Publicado: 26 de junho de 2015
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL




DANIELA COUTO, DANIELLA BRAGANÇA, EMERSON AZEVEDO





A CULTURA DE MASSA COMO FATOR DE REMODELAÇÃO DAS TRADIÇÕES INDÍGENAS - ALDEIA GUARANI MBYA






Santa Cruz do Sul, 2014


DANIELA COUTO, DANIELLA BRAGANÇA, EMERSON AZEVEDO






A CULTURA DE MASSA COMO FATOR DE REMODELAÇÃO DAS TRADIÇÕES INDÍGENAS - ALDEIA GUARANI MBYAUniversidade de Santa Cruz do Sul
Curso de Comunicação Social
Teoria da Comunicação II

Bruno Kegler


Santa Cruz do Sul
2014
SUMÁRIO


1. APRESENTAÇÃO..................................................................................................3
2. REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................................4
3. PROCESSO DEELABORAÇÃO...........................................................................4
4. SIGNOS E SENTIDO PROPOSTO.......................................................................5
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................6
ANEXO A –Imagem ..............................................................................................8

















1. Apresentação

Este trabalho analisa a ampliação dos contextos interativos e o seu efeito na reorganização dos padrões de interação social dos índios da aldeia Guarani Mbya.
É resultado de uma pesquisa do modo pelo qual os representantes de uma cultura indígena convivem com amanutenção da tradição diante dos meios de comunicação.
Em cachoeira do Sul, na tradição de pesquisas com povos indígenas, os textos escritos sempre foram acompanhados de registros visuais. Mas, tinham por objetivo fazer os registros das culturas indígenas e não analisar como estas sociedades convivem com os processos de mediação. Por este fator escolhemos o tema, com o objetivo de compreendercomo as sociedades indígenas se relacionam com a mídia.
São os primeiros olhares e as análises são provisórias, ainda mais se considerada a velocidade com que as transformações acontecem neste universo da comunicação.
Para conhecer a interação dos indígenas com a mídia, o grupo foi até a aldeia observar tal fenômeno. Foram analisados os processos comunicativos dos índios da aldeia, que secaracterizam pelo cultivo às tradições e também pelo uso das novas tecnologias.
Esta comunidade localiza-se entre os municípios de Cachoeira do Sul e Caçapava do Sul no Estado do Rio Grande do Sul, em uma pequena faixa de domínio da BR-290, km 299, no território do Irapuá. Vivem de artesanato e agricultura familiar. Recebem assistência da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) que, dentre outras ações,enviam cestas básicas a cada dois meses.
O povo Guarani Mbya é profundamente espiritual e mantem o guarani como a língua materna, sendo a portuguesa uma segunda língua.
No convívio com os meios de comunicação de massa, os índios têm, em casa rádio, televisão e celular. Alguns tem, ainda, acesso à internet proveniente das redes de celular e rádio.
2. Referencial Teórico

As análises se fundamentaramnos usos sociais da comunicação, em como acontecem os processos de recepção e, também, como é possível que as sociedades indígenas se apropriem dos recursos tecnológicos, para dar novos sentidos às suas práticas tradicionais e entender como a mídia interfere na produção da identidade destas sociedades que vivem a tensão entre o que os meios de comunicação trazem e da apropriação que podem fazerdeles.
As mediações comunicativas da cultura (BARBERO, 2002a; 2003) configuram-se no âmbito da recepção, serão analisadas tendo em vista que o entendimento da produção auxilia no estudo desta. Para compreender como se dá o processo de negociação entre a mídia e os receptores, Ronsini diz (2010, p. 2), “a etnografia é crítica porque visa revelar e compreender a reprodução social e não apenas a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto indigena mbya guarani
  • cultura indígena da tribo Guarani
  • Tradições indígenas
  • Aldeia Indigena
  • Aldeias indigenas no Es
  • Uso de medicamentos em uma aldeia guaraní
  • Tradiçoes e Habitos do Tupi
  • As aldeias indigenas do es

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!