o mala

512 palavras 3 páginas
Nome : Carlos Henrique

O que é o CACIC ? CACIC – Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais

O CACIC é um software para inventário que foi adotado pelo governo federal a fim de fornecer uma solução completa para gerenciamento dos recursos computacionais dos órgãos do Serviço Público Federal . A iniciativa de adoção do CACIC visa atender ao Decreto 1.048/94 que criou o Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática para o planejamento , coordenação , organização , operação , controle e supervisão desses recursos da Administração Pública Federal . Entre os objetivos de uma implantação nacional do CACIC no SPF .

Funcionalidades
1. Coletar e disponibilizar informações sobre softwares (internamente definidos) instalados nas estações de trabalho e servidores;
2. Coletar informações sobre configurações de hardware;
3. Alertar aos administradores de sistemas, sempre que forem detectadas situações anormais ou de risco;
4. Prover os administradores de informações para que sejam realizadas ações pró-ativas.

Como o CACIC Funciona ? O CACIC é composto pelos módulos Agente, Gerente e Super-Gerente. Cada módulo é responsável por determinadas tarefas, conforme descrevo a seguir:
Módulo Agente
O módulo agente coleta informações sobre o computador em que está instalado. Ele compara os dados obtidos com as informações da coleta anterior. E então ele repassa ao gerente apenas as informações que sofreram modificações
Módulo Gerente O módulo gerente é composto de um conjunto de softwares que devem ser instalados em um servidor HTTP e que trabalham integrados com o objetivo de administrar os módulos agentes que estão instalados nas estações de trabalho dos usuários. Para o funcionamento do módulo gerente são utilizados servidores Web Apache, banco de dados MySQL e linguagem de programação PHP.
O módulo gerente recebe os dados coletados pelos agentes, organiza-os e os disponibiliza em forma de

Relacionados