O Leque como instrumento de linguagem no Teatro Noh.

Páginas: 24 (5822 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2013
1. INTRODUÇÃO

A disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido III, do curso de graduação em moda do Centro Universitário UNA, tem como tema geral A Linguagem dos Leques. Este grupo escolheu, como campo de estudo, o subtema O Leque como instrumento de linguagem no Teatro Noh.
O leque é provavelmente uma das imagens representativas que mais comumente é associada a galeria de metáforaspitorescas do Japão. Nas mãos de uma bela geisha ou de um valente samurai, o leque é hoje um daqueles objetos que o olhar ocidental entende como peculiar à cultura japonesa e que, com sucesso, teve grande impacto na construção do mito do Japão. Através de diferentes interpretações e reelaborações de sua aparência e uso, o leque se tornou, para o observador estrangeiro, um objeto estereotipado erepresentativo da cultura japonesa.
Entretanto, no Japão,o leque é ainda um objeto bastante comum, que constitui parte do vestuário tradicional japonês, um acessório pessoal que ambos homens e mulheres carregam. Suas funções são numerosas e abrangentes, e sofreram mudanças consideráveisdurante sua história, de acordo com a evolução de suas características. Diferente de seu antecedente, o rijo lequeuchiwa, cuja forma lembra uma folha, que foi sempre relegado à realização de tarefas práticas, como ventilar ou espantar moscas, o leque dobrável, denominado ōgi ou sensu progrediu em direção a usos mais sofisticados, os quais frequentemente transcendem sua natureza material imediata.
Enquanto o uchiwa tem origens chinesas – foi provavelmente importado pelo Japão no início do século VIII, segundoBethe & Brazell (apud PELLECCHIA, 2008) – oōgi é considerado uma criação original da mente japonesa. Atualmente, enquanto o uchiwa é utilizadomais como um implemento do lar, o ōgi é um acessório que pertence a uma pessoa, e não a um lugar. “Os leques indicavam status social ou sensibilidade estética;eles eram (e continuam a ser) uma parte essencial do vestuário japonês,e eram valorizados tantocomo oferendas votivas quanto como objetos de arte.” (BETHE & BRAZELL apud PELLECCHIA, 2008)
Este artigo terá como foco um dos contextos em que o famoso adorno japonês apresenta seu mais significante e sofisticado uso – o teatro Noh. Ainda que o modo como o leque é usado no teatro Noh seja bastante incomum, nesta circunstância particular o leque expressa melhor seu potencial simbólico eevocativo. Explorar-se-á como, no âmbito das performances teatrais Noh, o leque se transforma num objeto de interação – um meio de comunicação ente o ator e a audiência.
Desde sua origem, o leque tem sido usado como um objeto através do qual relações são estabelecidas, um meio de entrar em contato com outros entes, um catalizador de energias; em outras palavras, o leque tem sido um poderoso instrumentode linguagem. O leque no teatro Noh é, portanto, não simplesmente um ornamento, como o observador ocidental pode a princípio percebê-lo, mas algo próximo a uma ferramenta preciosa, feita para ser tocada e manipulada, através da qual um “diálogo” é travado.
Em vista do exposto, esta pesquisa partirá da seguinte questão norteadora: como a linguagem dos leques, no teatro Noh, pode inspirartendências de moda? Portanto, como objetivo geral, este trabalho propõe a compreensão do uso dos leques pelos japoneses e o estabelecimento de associações entre o teatro Noh e o uso dos leques.
Como objetivos específicos, esta pesquisa pretende conhecer a história dos leques no Japão; estudar a história e entender a importância do teatro Noh; compreender o uso dos leques pelos artistas do teatro Noh, bemcomo compreender o que o uso destes instrumentos queria expressar; e propor um look conceitual e um acessório inspirados nos leques do teatro Noh.
A partir dos estudos relacionados ao tema geral “A Linguagem dos Leques” pode-se perceber a importância e a diversidade do uso dos leques pelo povo japonês; a representatividade do leque, na cultura japonesa, é imensa. Através da investigaçãodo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teatro Linguagem Regional
  • A LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO
  • Linguagem como figuração e como instrumento
  • linguagem corporal como instrumento de aprendizado
  • a linguagem como instrumento de discriminação e preconceito
  • Teatro: uma nova linguagem para o ensino de física
  • A linguagem do professor como mediador crítico: instrumento de transformação social
  • PRODU O DID TICA A F Sica Moderna Utilizando O Teatro Como Instrumento De Aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!