O lúdico no processo ensino aprendizagem

Páginas: 21 (5073 palavras) Publicado: 17 de maio de 2011
Adriana Valéria Miranda Delarolli
Fabrícia Kátia S. do Nascimento
Isabel Fátima de Souza Gomes
Marina Prado Pereira
Terezinha Marta de S. Carmo

O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

O Prazer das descobertas através das ciências naturais

UNIASSELVE
SERRA -2011

RESUMO

Pode-se dizer que nas atividades lúdicas as crianças ultrapassam a realidade, transformando-a através daimaginação. Entender as transformações pelas quais passa a educação hoje, o papel do professor, do aluno na etapa de desenvolvimento é fundamental para que o processo de ensino-aprendizagem possa ser melhorado de forma efetiva. Através das atividades lúdicas as crianças desenvolvem várias capacidades, explorando e refletindo sobre a realidade, a cultura na qual estão inseridas, incorporando e, aomesmo tempo, questionando regras e papéis sociais. A incorporação de brincadeiras, jogos e brinquedos na prática pedagógica podem desenvolver diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens e para a ampliação da rede de significados construtivos tanto para crianças como para os jovens. Na atividade lúdica, o que importa não é apenas o produto da atividade, ou seja, o que dela resulta,mas a própria ação, o momento vivido. Mais importante do que o tipo de atividade é a forma como é orientada, como é experienciada e o porquê de estar sendo realizada. Por meio da brincadeira a criança envolve-se no jogo e sente a necessidade de partilhar com o outro. Brincando e jogando a criança terá oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação profissional, taiscomo atenção, afetividade, o hábito de permanecer concentrado e outras habilidades perceptuais psicomotoras, tornando-se operativa. As situações imaginárias estimulam a inteligência e desenvolvem a criatividade.

Palavras-chave: Lúdico, Aprendizagem, Brinquedoteca

1-INTRODUÇÃO

A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, o jogo, a brincadeira e o brinquedo são aessência da infância, e utilizá-los permite um trabalho pedagógico que possibilite a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
Portanto, o brincar implica uma relação cognitiva e representa a potencialidade para interferir no desenvolvimento infantil, além de ser um instrumento para a construção do conhecimento do aluno. A escola deve facilitar a aprendizagem utilizando-se deatividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador para favorecer o processo de aquisição de autonomia de aprendizagem. Com a utilização desses recursos pedagógicos, o professor poderá utilizar-se, por exemplo, de jogos e brincadeiras em atividades de leitura ou escrita em matemática e outros conteúdos devendo, no entanto saber usar os recursos no momento oportuno, uma vez que as criançasdesenvolvam o seu raciocínio e construam o seu conhecimento de forma descontraída.
Cabe ao educador criar um ambiente que reúna elementos motivacionais e que a criança sinta prazer na realização das atividades. Uma das formas mais expressivas de socialização e aprendizagem da criança no meio escolar são as atividades lúdicas. Portanto, o presente trabalho vem apontar para a importância do lúdico noensino da leitura, como facilitador na aprendizagem do aluno, apontando os benefícios das atividades lúdicas em sala de aula e por fim os jogos como elementos motivadores e facilitadores do processo de ensino e aprendizagem.

1.1 - Objetivo Geral

Com o ensino de ciências nos anos iniciais, entre outros aspectos, pretendemos contribuir para o domínio das técnicas de leitura e escrita; permitiro aprendizado dos conceitos básicos das ciências naturais e da aplicação dos princípios aprendidos a situações práticas; possibilitar a compreensão das relações entre a ciência e a sociedade e dos mecanismos de produção e apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos; garantir a transmissão e a sistematização dos saberes e da cultura regional e local.

1.2 - Objetivos Específicos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
  • O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
  • o lúdico no processo ensino aprendizagem
  • A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem
  • Influências do lúdico no processo de ensino e de aprendizagem
  • Jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem
  • O jogo e o ludico no processo de ensino e aprendizagem
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!