O INTRAEMPREENDEDOR

3624 palavras 15 páginas
1. O INTRAEMPREENDEDOR

1.1 CONCEITOS BÁSICOS E PERFIL

“INTRAPRENEURS”: uma espécie de sonhadores que fazem. Aqueles que assumem a responsabilidade pela criação de inovações dentro da organização. “O ‘intrapreneur’ pode ser o criador ou inventor, mais é sempre o sonhador que sabe como transformar uma idéia numa realidade lucrativa”. (Gifford Pinchot)
Cada pessoa é um empresário de si mesmo empresando sua vida dentro do contexto cultural da empresa.
Ao se integrar na empresa cada um recebe uma raia para correr, sem obstáculos nem limites. Tudo depende de sua aplicação, interesse e capacidade. São pessoas que se realizam através de suas idéias e estão inseridas em uma organização. A realização de seus projetos ocorrem através de um processo de comportamento e ação, buscando na empresa a infraestrutura e a segurança que lhe permite dedicar-se integralmente ao seu intraempreendimento. As características comportamentais do intraempreendedor são as mesmas do empreendedor, mas com algumas peculariedades:

A grade intrapreneur:

Visão e Ação: os intraempreendodores são, ao mesmo tempo, pensadores e executores, planejadores e trabalhadores. Eles precisam ser assim pois ninguém irá realizar seus sonhos por eles, e nem eles o quereriam.

Visão: capacidade de imaginar, ver a sua obra acabada, nos mínimos detalhes, dentro da mente. Construir na mente um modelo da nova invenção. Quando se pensa em fazer um produto, não é apenas para o cliente; deve-se pensar em maneiras de fazer melhor para a empresa. A visão do intraempreendedor não é apenas a idéia de uma meta, nem somente uma imagem clara do produto ou serviço. Ela é um modelo operacional de todos os aspectos do negócio que está sendo criado e dos passos necessários para fazê-los acontecer. Tem a capacidade de ver como um negócio, como um todo, poderá funcionar, e então agir com coragem e decisão para fazê-lo acontecer.

Relacionados