O impacto na economia com a criação de gado

Páginas: 6 (1340 palavras) Publicado: 25 de março de 2011
O impacto na economia com a criação de gado


Katiane Miranda Ferreira e Tchaikovsky de Oliveira
Mestrandos em Marketing e Publicidade
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

Este trabalho têm por finalidade apresentar o impacto na econômia com a criação de gado, relatando o contributo da mesma para o crescimento econômico em diversaspartes do mundo, no que diz respeito aos aspectos positivos em questões relacionadas ao desenvolvimento financeiro,o que em alguns países têm sido encarado como fonte de riqueza e geração de empregos. Em contrapartida, fatores como, a devastação do meio ambiente, devido as pastagens têm sido desconsiderados por grandes criadores de gado.Um olhar atento para questões como Aqueçimento Global,desmatamento, devastação de florestas e os maléficios à saúde devido ao consumo diário de carne bovina têm levantado críticos a debaterem sobre o impacto da criação de gado e o consumo do mesmo ao redor do mundo. Análises sobre fatores ambientais, e, portanto, mudanças climáticas têm levado a reconsiderar fatores envolvidos na criação de gado.
Portanto, esse artigo pretende mostrar o impacto locale global que a criação de gado têm causado ao meio ambiente, ao consumo excessivo de carne e a contribuição de grandes Multi Nacionais (fast food) na promoção do mesmo,os quais têm como menu principal uma alimentação a base de carne de bovina . Pretende-se aqui apresentar estudos feitos por Organizações, Universidades e Especialistas que mostram a relevância da concientização sobreimpactos no Ecossistema e o sobre alternativas que possam substituir o consumo excessivo de carne bovina, contribuindo para maior qualidade de vida, sem afetar a econômia e o meio ambiente .

Palavras Chaves: Econômia, Criação de gado, Gás metano, Geração de Empregos, Consumo de carne bovina, Meio ambiente, fast food, saúde alimentar, Desmatamento.O impacto na economia com a criação de gado

Nas últimas décadas o consumo de carne bovina e a criação de gado têm aumentado consideravelmente, o que têm contribuido para mais pastagens esiginificativamente para maior desvastaçao da naturez. Sendo que a criação de gado em alguns países têm sido encarada como fonte de riqueza e geração de empregos.

Fatores como as grandes pastagens e, consequentemente criação de gado têm levado vários pesquisadores a estudos sobre os efeitos dos gases causados pelos mesmos. Segundo estudos, só no Brasil as emissões foram estimadas em 42%pela Embrapa de acordo com a metodologia sugerida pelo IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) e estão expressas no documento “Emissões de Metano da Pecuária – Relatórios de Referência” (Embrapa, 2006).
De acordo com relatórios da ONU (Organização das Nações Unidas) nas últimas duas décadas mais de um bilhão de pessoas , aderiram em sua alimentação a carne bovina;países que não tinha esses constumes como china, Malásia, e algums outros orientais, passaram a ser grandes consumidores, tanto por fatores como novos hábitos, desenvolvimento económico, como também pela propaganda de grandes empresas (Jornal of the Nation Câncer Institute, vol. 50, 1973, pp. 1437-1441). Seja qual for o motivo, existe um grande problema , pois , um estudo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • criação de gado
  • Impactos na economia
  • A criação de uma economia solar e do hidrogenio
  • CONTABILIDADE DE CUSTOS APLICADA NA PRODUCAO E CRIACAO DE GADO DE CORTE
  • Um estudo sobre a viabilidade econômica para investir em criação de gado leiteiro em uma fazenda de criação de...
  • Os impactos do judiciario na economia
  • Impactos do frigorifico na economia
  • Impactos da Informática na economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!