O homem Cordial

Páginas: 49 (12173 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O homem Cordial
A hipótese do “homem cordial”, se não for a principal, certamente é uma das principais hipóteses do trabalho de Sérgio Buarque de Holanda em seu livro “Raízes do Brasil”. Holanda mostra como a família patriarcal no Brasil contribuiu para a formação do “homem cordial”, aquele individuo que não consegue separar o público do privado, que não consegue entender que a vida no Estadoburocrático deve ser impessoal e não pessoal. Na verdade, Holanda afirma que o “homem cordial” é a contribuição do Brasil para a civilização.
Para desenvolver tal argumento, Holanda vai lançando os fundamentos de seu pensamento desde o início de seu livro. No primeiro capítulo, onde fala sobre nossas origens ibéricas, Holanda argumenta sobre a precariedade das idéias de solidariedade entrehispânicos e portugueses em função da cultura da personalidade ou do personalismo presente entre estes povos europeus. Holanda observa que a idéia de solidariedade entre os povos ibéricos só existe onde há vinculação de sentimentos, característica marcante do homem cordial.
Já no segundo capítulo, onde contrasta dialeticamente o trabalhador e o aventureiro, Holanda argumenta que o que faltou para o êxitodo labor produtivo entre nós foi uma capacidade de livre associação entre os elementos empreendedores do país. Todavia, o que ocorreu de fato foram vínculos de pessoa a pessoa, compreensíveis em uma sociedade de origem personalista como a nossa. Mesmo não citando ainda a expressão “homem cordial” neste segundo capítulo, Holanda já lança as bases para dele falar mais à frente, quando mostra que apeculiaridade da vida brasileira foi a acentuação do afetivo, do passional, e também um bloqueio quanto a qualidades de ordenação, de disciplina, de racionalização, ou seja, o contrário do que se deve esperar de um Estado burocrático impessoal.
Se já havia lançado as bases para o homem cordial nos dois primeiros capítulos, é no terceiro capítulo, que Holanda torna ainda mais explícitos osfundamentos do homem cordial em nossa sociedade brasileira. Ao escrever sobre a nossa herança rural, Holanda mostra a força do modelo da família patriarcal no Brasil, força esta favorecida pelo fato de toda a estrutura de nossa sociedade colonial ter se desenvolvido fora dos meios urbanos, ou seja, no meio rural, com um forte predomínio deste modelo patriarcal de família. Essa influência se fez sentirnas relações políticas, onde os partidos políticos também se constituíam à semelhança de famílias patriarcais, onde os vínculos sentimentais, afetivos e biológicos estavam acima de interesses e idéias. Nestes domínios rurais que foram a base para o surgimento do “homem cordial”, a autoridade do proprietário de terras jamais era confrontada. Desta forma o quadro familiar tornou-se tão poderoso quesua influência, mesmo fora do ambiente familiar, perseguiu os indivíduos. Segundo Holanda, ainda argumentando no terceiro capitulo de seu livro, foi impossível, portanto, que tal organização familiar, deixasse de estabelecer fortes marcas em nossa sociedade, vida pública e outras atividades. Quando as cidades começaram a se desenvolver de forma mais efetiva, as pessoas que saíram das zonas rurais emdireção à vida citadina já levaram consigo os valores recebidos no seio das famílias patriarcais, favorecendo assim a disseminação dos valores do homem cordial em nossa sociedade, inclusive no âmbito dos serviços públicos e nas relações entre governantes e governados. Os centros urbanos brasileiros nunca deixaram jamais deixaram de sentir a influência da ditadura dos domínios rurais.
Apósdiscorrer sobre o semeador e o ladrilhador no capítulo quatro, Holanda chega então ao capítulo cinco, onde descreve com detalhes, segundo sua tese, o “homem cordial”. Para Holanda, o “homem cordial” – contribuição do Brasil para a civilização, que se desenvolveu a partir de características peculiares aos povos ibéricos e a partir de características comuns à formação de nossa sociedade colonial – tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O HOMEM CORDIAL
  • O Homem Cordial
  • O homem cordial
  • O homem cordial
  • O homem Cordial
  • homem cordial
  • o homem cordial
  • homem cordial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!