O home tranalho

758 palavras 4 páginas
"O homem no Contexto do trabalho
Quando se fala em saúde no trabalho, não se pode deixar de mencionar um tema que se encontra inserido no discurso das pessoas: o estresse. Trata-se de uma questão prejudicial e bastante presente no dia-a-dia dos trabalhadores. Para os mesmos, o grande desafio da atualidade é obter o maior rendimento possível no trabalho sem comprometer sua saúde.
A busca desenfreada pela produtividade, na tentativa de alcançar o maior pedaço do mercado consumidor, vem repercutindo diretamente no desempenho do trabalhador no ambiente organizacional. Cada vez mais, delega-se àquele a responsabilidade pela alta performance e pela excelência no desempenho. Hoje, espera-se do trabalhador que o mesmo atinja o máximo de sua produtividade.É esta que rege a relação do trabalhador com a empresa que o contratou. Investe-se em um produto perfeito, que vença a concorrência e conquiste o mercado consumidor. Não será, portanto, necessário um trabalhador perfeito? Aquele sem falhas em todas as suas competências?
A forma como a sociedade veio se constituindo ao longo do contexto do trabalho, foi se tornando um campo propício para o desenvolvimento do estresse, o qual tem assumido o status de doença. Este sintoma tem se mostrado como vilão de muitos acontecimentos como: doenças físicas, baixo rendimento profissional, incapacidade de se relacionar afetivamente. Uma de suas formas mais freqüentes de manifestação é o que se chama de estresse ocupacional.
O estresse ocupacional está relacionado ao ambiente de trabalho no qual o indivíduo está inserido. Este ambiente abrange não somente os aspectos ergonômicos ou espaciais, mas principalmente as questões ligadas ao relacionamento, gestão, realização e às características organizacionais. Quando o trabalhador se percebe sobrecarregado, quando se percebe com problemas de relacionamento, quando o trabalho não o realiza profissionalmente, o estresse tende a ser freqüente. Outras questões que podem também ser geradoras do

Relacionados

  • Crianças invisiveis
    67494 palavras | 270 páginas