O Grito

Páginas: 2 (313 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
O GRITO







Colégio:
Aluno (a):
Ano: Turma:
Professor (a):
Data:
O que é a Obra?
O Grito, originalmente Skrik, foi pintado pelo artista  norueguês Edvard Munch. Éconsiderado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural, a par da Mona Lisa de Leonardo da Vinci.
A obra foi pintada após uma experiênciaalucinante vivida pelo artista enquanto passeava no parque Ekebert, em Oslo. Em seu diário, o artista registrou o episódio: “Acima do fiorde azul-escuro havia ameaçadoras nuvens vermelhas comosangue e como línguas de fogo. Meus amigos se afastavam e, sozinho, tremendo de angústia, eu tomei consciência do grito infinito da natureza”.
Munch pintou também outras três versões da obra, àmedida que eram vendidas.

Características/Estética:
A obra pertence ao período Expressionista e é considerada uma das obras mais importantes de tal movimento. O obra original mede 91x73,5 cm, efoi utilizada técnica de óleo e pastel sobre cartão.
Foram utilizadas tanto cores quentes quanto frias, o que leva a um contraste. São linhas irregulares, tortas, dando a impressão deconfusão, desespero, que combina fielmente com o que o artista quis passar na expressão do homem no centro da tela.

Museu da Obra:
A obra original de O Grito está localizada no Munch Museum, emOslo, Noruega. A segunda tela está na reserva técnica do museu; a terceira, na Galeria Nacional de Oslo; e a quarta faz parte de uma coleção particular.


Texto Crítico:

Eu tenho umaadmiração muito grande por essa obra, pela forma como o artista representou tão bem e de forma simples sentimentos humanos. É incrível a forma como podemos sentir o que o homem sente, como sefizéssemos parte da obra, como se conseguíssemos sentir as ondas sonoras do seu grito, nos abalando e fazendo com que esses sentimentos de angustia, tristeza, mágoa, transtorno se instale em nós.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Grito
  • O grito
  • O grito
  • O grito
  • O grito
  • O grito
  • O Grito
  • o grito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!