O GESTOR NA CONSTRU O DOS COLETIVOS

Páginas: 5 (1137 palavras) Publicado: 12 de maio de 2015
O trabalho intitulado visa analisar a importância do espaço escolar para as relações entre corpo técnico, alunos, professores e funcionários. A palavra relacionamento está ligada a valores, socialização e formação de conhecimento, mediante a cooperação entre os diferentes níveis da convivência humana. Em uma instituição escolar, a gestão desempenha um papel importante para o bom andamento doprocesso ensino-aprendizagem, mas o trabalho será mais eficiente se for planejado e desenvolvido de forma integrada. O corpo educacional é diretamente um gestor e deve ter consciência de que cada ação sua irá influenciar diretamente em todo andamento da escola, principalmente na aprendizagem dos educandos. A busca por uma gestão democrática, com a participação ativa de todos os atores envolvidos noprocesso de ensino e aprendizagem do educando é uma luta contínua da escola pública, porém a escola, como unidade social, é um organismo vivo e dinâmico, é como tal deve ser entendida. Assim, ao caracterizar-se por uma rede de relações entre os elementos que nela interfere, direta ou indiretamente, a sua direção demanda um novo enfoque de organização.


A partir do contato que obtivemos com umaescola públicas da cidade de Belém, durante os estágios curriculares do curso de Licenciatura em Pedagogia, constatamos que muitos dos problemas existentes na escola, a exemplo de participação nas tomadas de decisões, partem da dificuldade de desenvolver uma inter-relação acompanhada de uma gestão democrática efetiva, devido às complicações existentes nas relações dos gestores com o seu corpodocente. Por isso sentimos a necessidade de desenvolver a pesquisa sobre as questões que permeiam as relações dos professores com os gestores, para entender de que forma essas relações interferem na efetiva implantação da gestão democrática, fundamental para o devido desenvolvimento dos educandos. O relacionamento interpessoal na escola deve ser um processo contínuo. Para isso, faz-se necessário aintegração entre corpo educacional, escola e comunidade no ambiente escolar com atitudes positivas que proporcionem a sensação de bem-estar dentro da escola.
Logo o relacionamento interpessoal é peça fundamental para que a educação propicie mecanismos que garantam ao aluno o desenvolvimento do seu potencial, valorizando as habilidades necessárias para o convívio na sociedade. Spritzer (1998, p.117) coloca que quando as pessoas se comunicam de um jeito vago, deixam que os outros entendam o que quiserem.
O corpo educacional deve articular planos e propostas que visem estimular a aprendizagem em todos os níveis da escola. Para Penha (2004, p.65) “a organização de aprendizagem é aquela em que seus Talentos, independentemente de posições funcionais, buscam sempre aprender em conjunto”. Falara mesma língua, seguir os mesmos ideais, manter o foco na educação é também procurar se relacionar bem com todos os envolvidos.


Com o presente estudo pretende-se atingir os seguintes objetivos específicos: fazer uma reflexão sobre a relação interpessoal da gestão, numa visão histórica; identificar, por meio de um Estudo de Caso, as contribuições apresentadas pela gestão participativa para amelhoria do desempenho organizacional e funcional da escola, na tomada de decisões e que tem como principal instrumento o planejamento participativo, focando o papel do gestor na construção do coletivo escolar.
Este é um estudo exploratório de cunho bibliográfico, com uma abordagem qualitativa por meio de Estudo de Caso em uma escola da rede pública na cidade de Belém/Pará.

Para o desenvolvimentoda pesquisa, inicialmente foram feitas observações na escola que, fundamentadas teoricamente por autores que trabalham a temática, originaram alguns questionamentos e, a partir dos mesmos, organizamos e aplicamos um questionário aos gestores da instituição. Em seguida, de posse dos questionários respondidos, fizemos um levantamento bibliográfico para uma maior apropriação teórica de assuntos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: AS RELAÇÕES POLITICO-PEDAGÓGICA DO COLETIVO DOCENTE E SEU GESTOR
  • Coletivos
  • Gestor
  • A Constru O Do Eu
  • Coletivos
  • Constru O
  • Constru O Do Eu
  • Coletivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!