O filme retrata a hist ria de um pequeno povoado de nome Jav

660 palavras 3 páginas
FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

JULIANA APARECIDA SILVA

NARRADORES DE JAVÉ

ITUMBIARA–GO
2015
JULIANA APARECIDA SILVA

CARACTERÍSTICA DE CIÊNCIA E SENSO COMUM

Projeto de Pesquisa apresentado ao 7º período do Curso de Administração da Faculdade Santa Rita de Cássia para atender os quesitos de avaliação parcial da disciplina de TCC - Artigo, sob a orientação da professora Ma. Nívia Chaves Ribeiro.

ITUMBIARA-GO
2015

Narradores de Javé, um filme brasileiro de 2003 do gênero drama, dirigido por Eliane Caffé, retrata a história de um pequeno povoado de nome Javé, que esta prestes a ser inundada para que seja construída uma hidrelétrica. Os moradores com medo de perderem suas casas e tudo o que possuíam resolveram escrever a historia do povoado e tentar transformar o local em patrimônio histórico a ser preservado. Porém o único morador que era alfabetizado era Antônio Biá, que por sua vez já havia sido expulso do povoado por inventar inúmeras fofocas dos moradores, mas por não terem outra pessoa a recorrer os moradores optaram por incumbir Biá de ouvir todas as historias dos moradores do pequeno povoado e transpor em um papel de forma científica. Biá era conhecido pela capacidade de aumentar as historias que lhe eram contadas.
Nas várias versões relatadas os heróis eram alterados de acordo com o narrador, assim na versão de uma das moradoras do povoado, a grande heroína entre os fundadores de Javé era Maria Dina, enquanto que na versão de outro morador negro o herói principal também era negro e chamava-se Indalêo. O narrador negro canta sua história onde demarca uma terra (Javé), que está sendo disputada, é o canto que legitima sua posse e não um documento escrito. Outra moradora de Javé diz a todos que a hidrelétrica não pode ser construída onde estão enterrados os seus antepassados e seus filhos que já morreram, eles não poderiam ficar em baixo d’água. São estes acontecimentos retratados

Relacionados