O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O IMPACTO NA POLITICA DE SAÚDE FRENTE AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS

Páginas: 7 (1508 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2013
Aspectos psicológicos e condição física
na terceira idade
O envelhecimento é um processo de mudanças fisiológicas e psicológicas pelo qual todo ser vivo passa. Pode ser visto como uma fase diferente da vida, e não como um fardo. Porém, algumas pessoas possuem uma imagem equivocada do idoso e da velhice. Preconceito, aposentadoria, ociosidade, problemas econômicos, perda do convívio social,invalidez, e até mesmo as limitações normais da idade contribuem para a rejeição, com a falta de crédito em relação ao idoso, o que, infelizmente, faz parte de nossa cultura. Só conseguiremos mudar a imagem com relação à velhice e o envelhecimento, quando pensarmos de forma diferente. E a conscientização sobre isso é muito importante.
Segundo Lara Guimarães, a prática de exercícios físicos naterceira idade é um bem necessário para a qualidade de vida. Para a fisioterapeuta, prevenir é o melhor remédio, “Não se deve esperar a coisa acontecer. A fisioterapia preventiva retarda algumas doenças que podem vir a aparecer com a idade e previne incapacidades decorrentes das mesmas ou do próprio processo de envelhecer”, esclarece Lara.
Ela garante que a atividade física diária promove a saúdemental, contribui para reduzir ansiedade, insônia e depressão; ajuda a controlar o estresse e manter o peso ideal; regula as funções cardiorespiratórias, fortalece a musculatura, dá mais equilíbrio ao corpo e faz o sangue fluir melhor e levar mais oxigênio para todas as partes do corpo, reduzindo o colesterol ruim que obstrui as artérias, elevando o nível de colesterol bom, que ajuda a protegercontra as doenças cardíacas. Além disso, o exercício físico aumenta a auto-estima, propicia uma maior interação social e gera prazer pela vida. "O idoso que pratica regularmente atividade física interage com outras pessoas em condições e características comuns com as suas e sente-se melhor aceito pela sociedade”, finaliza a fisioterapeuta.
Para a psicóloga Lenora Cunha, o “Novo Idoso”, pode teracesso às informações dadas pelo avanço das várias ciências, da medicina, das pesquisas, do estudo das antigas tradições que nos revelam um universo de possibilidades nunca antes partilhado por tantos. Lenora considera ainda que, o idoso de hoje pode vivenciar seu processo de amadurecimento com possibilidades de novos movimentos e de encontro de espaços adequados à suas necessidades. “A expectativa devida tem aumentado consideravelmente e o idoso de hoje vem de um tempo onde valores, crenças e a cultura materialista ressaltam sempre a juventude. Com isto, o amadurecimento fica difícil em mentes preocupadas e deprimidas”, esclarece a psicóloga.
Lenora explica que o envelhecimento decorre de processos que poderiam permanecer mais estáveis, equilibrados, usando a força da auto-renovação.“Podemos alterar a bioquímica do nosso corpo conforme pensamos sobre ele. Por exemplo, trabalhar no sentido de aumentar a capacidade de adaptação ao estresse pode contribuir consideravelmente para uma evolução mais positiva; reagir criativamente às mudanças, aprender a lidar com a ansiedade, criar, inventar, integrar coisas novas à própria experiência e desejar viver são chaves importantes que abremportas para uma vida mais plena e feliz”.
Adaptação, prevenção, exercícios físicos, qualidade de vida, paciência, serenidade, a cada dia uma pequena renovação, dificuldades superadas com bom humor, poderão fazer parte das escolhas para uma vida melhor na 3ª idade. O objetivo é Uma nova técnica tem chamado a atenção das pessoas que estão participando da programação da Semana Do Idoso: a capoterapia. Aprática tem se revelado como poderoso instrumento para proporcionar um bem estar físico e espiritual aos idosos que estão participando do evento organizado pela Secretaria Municipal de Trabalho Cidadania e de Assistência Social – SEMTCAS.
A técnica é uma mistura da atividade física aliada à capoeira através do som do berimbau e tem garantindo a participação em massa de todos aqueles que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!