O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O IMPACTO NA POLITICA DE SAÚDE FRENTE AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS

1508 palavras 7 páginas
Aspectos psicológicos e condição física na terceira idade
O envelhecimento é um processo de mudanças fisiológicas e psicológicas pelo qual todo ser vivo passa. Pode ser visto como uma fase diferente da vida, e não como um fardo. Porém, algumas pessoas possuem uma imagem equivocada do idoso e da velhice. Preconceito, aposentadoria, ociosidade, problemas econômicos, perda do convívio social, invalidez, e até mesmo as limitações normais da idade contribuem para a rejeição, com a falta de crédito em relação ao idoso, o que, infelizmente, faz parte de nossa cultura. Só conseguiremos mudar a imagem com relação à velhice e o envelhecimento, quando pensarmos de forma diferente. E a conscientização sobre isso é muito importante.
Segundo Lara Guimarães, a prática de exercícios físicos na terceira idade é um bem necessário para a qualidade de vida. Para a fisioterapeuta, prevenir é o melhor remédio, “Não se deve esperar a coisa acontecer. A fisioterapia preventiva retarda algumas doenças que podem vir a aparecer com a idade e previne incapacidades decorrentes das mesmas ou do próprio processo de envelhecer”, esclarece Lara.
Ela garante que a atividade física diária promove a saúde mental, contribui para reduzir ansiedade, insônia e depressão; ajuda a controlar o estresse e manter o peso ideal; regula as funções cardiorespiratórias, fortalece a musculatura, dá mais equilíbrio ao corpo e faz o sangue fluir melhor e levar mais oxigênio para todas as partes do corpo, reduzindo o colesterol ruim que obstrui as artérias, elevando o nível de colesterol bom, que ajuda a proteger contra as doenças cardíacas. Além disso, o exercício físico aumenta a auto-estima, propicia uma maior interação social e gera prazer pela vida. "O idoso que pratica regularmente atividade física interage com outras pessoas em condições e características comuns com as suas e sente-se melhor aceito pela sociedade”, finaliza a fisioterapeuta.
Para a psicóloga Lenora Cunha, o “Novo Idoso”, pode ter

Relacionados