O ensino da gramatica

Páginas: 2 (405 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
Segundo Travaglia na 2ª parte do livro “Gramática e Interação”, com o título “Uma proposta para o ensino da gramática”, o autor faz um estudo com os capítulos anteriores, portanto, desvia do objetivoda língua materna.
Segundo ele quando ensinamos a gramática queremos que nosso aluno domine a língua, e nesse sentido é preciso entender que para dominar uma língua não é simplesmente entender todoum vocabulário, ou compreender toda regra e estrutura para construir um texto. Para o autor aprender a língua, o aprendiz tem que estar sempre em uma reflexão sobre a linguagem.
Neste sentidopossamos dizer que Travaglia propõe que o ensino da gramática seja voltada para uma gramática de uso e para uma gramática reflexiva, tendo a gramática teórica e a normativa, apenas como auxiliares. Semesquecer a questão da interação e do texto como um todo.
O autor recomenda como proposta do ensino descritivo e prescritivo. A gramática deve ser trabalhada no funcionamento textual, onde a línguafunciona em textos que atuam em situações específicas de interação comunicativa. Ainda sobre a gramática aconselha que tendo em vista os objetivos proposto como prioridade para aulas de língua materna,pode trabalhar com quatro formas de gramática ao mesmo tempo para uma mesma turma, com o mesmo conteúdo, deixando claro para o aluno que a gramática da língua é uma só e o que é diferente são apenas ostipos de atividades do ensino individual de cada gramática.
Dessa forma realiza-se uma perfeita integração entre as subdivisões que compõe o processo de ensino-aprendizagem. Percebemos que, o autorreconhece a importância social do ensino normativo, sempre reafirmando a questão da adequação à circunstância de uso e o respeito à diversidade.
Tendo em vista do que foi dito no texto acima,percebemos que Travaglia procura evidenciar dentro das diversidades do ensino da gramática e que todos os aspectos que possuem nas gramáticas não podem ser menosprezado ou supervalorizado pelo aluno no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ensino da gramática
  • Ensino da gramática
  • Ensino da gramatica
  • Ensino da gramatica
  • O ensino da gramatica
  • Ensino da gramática
  • O ensino de gramática
  • o ensino da gramática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!