O eniguima de Kaspar Hauser

258 palavras 2 páginas
SOCIOLOGIA
Profº. Maurício

Resumo do Filme: O enigma de Kaspar Hauser

Acadêmico do curso de Administração;
Caroline Priscila da Silva
Matrícula: 201102170798

Graduação: Administração
Disciplina: Sociologia
Professor: Maurício
Aluno: Caroline Priscila da Silva
Matricula: 201102170798

Resumo do filme: O enigma de Kaspar Hauser

Nas diversas espécies animais existentes encontramos vários tipos de comportamento, o ser humano sendo uma dessas espécies já nasce com reações e ações comportamentais e “instintivas”, como por exemplo: a defesa, reprodução e alimentação. Desenvolvendo-se de forma espontânea, dispensando o aprendizado.
Porém para se tornar humano o homem precisa desenvolver habilidades e potencialidades que jamais longe do convívio social seria possível.
Tendo como exemplo o filme do cineasta alemão Werner Herzog o enigma de Kaspar Hauser, onde revela uma criança criada na Alemanha no século XIX longe da sociedade, criado em um porão até seus aproximados 16 anos, por si só não conseguia desenvolver habilidades comuns, como: se alimentar, tendo que comer no chão, não se locomovia de forma correta por falta de aprendizado entre outras funções básicas humanas.
Kaspar Hauser acabou virando uma “atração” em sua cidade, todos queriam vê-lo. O fato de Kaspar ser criado longe do convívio social trouxe complicações graves em sua formação, como sujeito, como indivíduo.
Através do filme podemos fazer uma relação importante do papel da cultura e linguagem, que uma sociedade tem na formação de uma pessoa. Podemos saber quem somos a partir das relações interpessoais que temos. Nesse filme podemos perceber a estreita relação entre língua, pensamento, conhecimento e a própria construção social da realidade.

Relacionados