O eletismo pagao

546 palavras 3 páginas
BROWN, Peter. O elitismo pagão. In: Historia da vida privada do império romano ao ano mil

Peter Robert Lamont Brown nasceu em1935, em Dublin, é um historiador irlandês. Brown, que domina pelo menos quinze idiomas, tornou-se aos 32 anos de idade a maior autoridade sobre Agostinho de Hipona. Desde então, tem produzido um fluxo contínuo de livros e artigos. No capitulo apresentado Peter Brown discorre sobre a sociedade pagã durante a antiguidade tardia, mostrando a decadência dos cultos antigos e ascensão do cristianismo em relação as mudanças ocorridas na ordem social.
A vida cotidiana e privada de civilizações do mediterrâneo durante os séculos sofreram varias mudanças da época Antonina até um bom cristão do Império Romano. Centrada nas cidades a vida da sociedade romana e visivelmente separada entre os notáveis ou “bem-nascidos” e os inferiores. A elite diferenciava-se dos inferiores por meio do estilo de vida e de padrões estabelecidos pelos próprios que deviam ser seguidos de forma rígida. Nessa moral imposta, esta ligada a relações, por exemplo, de negócios públicos. A diferenciação começa logo cedo quando a educação da criança começa aos sete anos ser levada ao foro e ser apresentadas a outras crianças da mesma condição com quem terá varias obrigações publicas, e lhes e ensinado o officia vitae que um individuo das classes superiores devem saber durante seu amadurecimento para sociedade romana, como a forma de controle da linguagem entre intercâmbios verbais a postura os gestos o olhar até a respiração caracteriza o homem “bem-nascido”.
A barreira formada entre as elites e os inferiores, traz os notáveis como uma pessoa harmoniosa, com uma educação formada ao longo dos anos. A saúde do “bem-nascido” devem bater com sua condição dentro da sociedade então ele deve estar em forma, a saúde também esta relacionada as emoções e comportamentos, então a base eram os métodos gregos tradicionais exercícios, regime alimentar, e banhos diários faziam parte do

Relacionados

  • A SOCIABILIDADE E SEUS ESPA OS
    47708 palavras | 191 páginas