O EFEITO DAS CORES E SUA INFLUÊNCIA NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES PROMOTORES DE BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA

Páginas: 19 (4707 palavras) Publicado: 7 de junho de 2015
O EFEITO DAS CORES E SUA INFLUÊNCIA NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES PROMOTORES DE BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA



Lizandra Smidarle Bitencourt
Ezequiel Castanha



Resumo: “A cor é, sem dúvida alguma, a mais importante ferramenta da qual o designer de interiores dispõe. Possui a capacidade de transmitir instantaneamente a atmosfera e o estilo e de criar efeitos visuais. Também é um dos primeirosaspectos percebidos em um ambiente.” afirma Gibbs (2010). Deste modo, o presente artigo teve como objetivo identificar o efeito e a influência que as cores tem na criação de um projeto de interiores, buscando o bem estar e a qualidade de vida dos ocupantes do espaço estudado.
A pesquisa que segue foi baseada na literatura sobre cores e elaborada de forma qualitativa e comparativa, com arquitetosformados e com estudantes de design de interiores. Portanto, o estudo pretende fazer um comparativo de opiniões sobre a escolha das cores na elaboração de um projeto. A pesquisa foi baseada no perfil de um cliente real e ao concluirmos o trabalho, será apresentado o projeto aprovado pelo cliente e que foi elaborado por uma arquiteta.

Palavras-chave: cores, projeto de interiores, bem estar.

Abstract:"The color is, without doubt, the most important tool which has interior designer. It has the ability to instantly stream the atmosphere and style and create visual effects. It is also one of the first things noticed in an environment." says Gibbs (2010) Thus, the present study aimed to identify the effect and influence that color has on creating an interior design, seeking the welfare andquality of life of the occupants of the space studied.
The research was based on the following literature on colors and elaborate qualitatively and comparative trained architects and students of interior design. Therefore, the study aims to make a comparison of views on the choice of colors in the design of a project. The research was based on a real customer profile and finish the work, the projectwill be presented and approved by the client that was prepared by an architect.

Key-worlds: color, interior design, wellness.


1 INTRODUÇÃO
A Psicologia do Design de Interiores é um ramo da Psicologia Ambiental que fundamenta as inter-relações entre o ambiente e o ser humano. Ou seja, visa contribuir para que os lares sejam promotores de bem estar e qualidade de vida, considerando os efeitos dascondições do ambiente sobre os comportamentos individuais, tanto quanto o indivíduo atuando sobre ele.
Para conciliar conforto, qualidade de vida e a personalidade/necessidade do cliente, alguns itens são muito importantes em um projeto de interiores. É importante pensar em itens como a iluminação, tanto natural como artificial, texturas, acabamentos, cores e tudo que cria as sensações e mexe com aparte sensorial do ser humano.
Neste sentido, Gibbs (2010, p. 114) afirma que “com a enfatização dos aspectos holísticos do design de interiores, a psicologia da cor passou a ser mais focalizada e, atualmente, sabe-se que as diferentes cores afetam a mente e as emoções de diferentes maneiras”. Para cada ambiente ou cliente, pode-se criar um aspecto cromático diferente.
Desta forma, o presenteartigo pretende abordar a importância da escolha das cores na criação dos projetos residenciais. Os projetos arquitetônicos e de design de interiores precisam levar em consideração os hábitos e interesses do cliente. Sob esta ótica, não meramente estética, pessoa e ambiente não podem ser pensados separadamente. Os projetos de Design devem propor simultaneamente noções de funcionalidade, estética econforto, sempre levando em consideração as preferências do cliente.
Assim, a pesquisa realizada possibilitou identificar as preferências/tendências de dois grupos de entrevistados, expondo um conjunto de características formais e subjetivas, configurando um panorama sobre a escolha das cores a serem adotadas num projeto residencial. Ao término da leitura, o comparativo das idéias e sugestões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bem estar e qualidade de vida
  • Qualidade de vida e bem estar no trabalho
  • Qualidade de vida no trabalho fator de produtividade e bem estar
  • Ações para promover a qualidade de vida e o bem
  • O MEIO AMBIENTE E O NOSSO BEM ESTAR.
  • A influencia das cores nos ambientes
  • Os efeitos da atividade física nos estados emocionais e percepção de bem-estar no ambiente de trabalho
  • Influência das cores no ambiente de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!