O Dopolavoro Na It Lia Fascista

1129 palavras 5 páginas
O DOPOLAVORO NA ITÁLIA FASCISTA

Com o surgimento de uma “nova fábrica”, o Taylorismo vai encontrar uma certa afinidade com a ideologia fascista.

Contextualização:
O fascismo, sistema político, econômico e social, teve seu início em alguns países da Europa nas primeiras décadas do século XX. Ganhou uma força maior após as crises econômicas advindas da I Guerra Mundial em especial na Alemanha e Itália.
Benito Mussolini liderou o Partido Nacional Fascista (PNF), fundado em Roma em 1922.
No mesmo ano, em 28 de outubro, após a manifestação da militância fascista, Mussolini assume o poder através de um golpe de estado conhecido como A Marcha de Roma.

Definição
O fascismo, sistema político, econômico e social caracterizava-se pelo totalitarismo, onde o líder detinha total poder de comando, podia decretar leis sem ter a necessidade de consultar políticos ou representantes da sociedade. O nacionalismo - combinado com teorias racistas, teve uma forte influência sobre a ideologia fascista, onde era difundida a ideia de uma superioridade racial, onde a cultura do país era supervalorizada em detrimento de outros.

Anti-capitalismo e superação de interesses de classe: Nação proletária
Esta ideologia se mostrava como alternativa anti-capitalista pelas dificuldades advindas da livre concorrência. A promessa era de ultrapassar o conflito de interesses opostos existentes no país. A Itália seria então totalmente transformada em uma nação proletária.

Aumento da produtividade = Sociedade de Abundância
Seguindo a mesma linha do fascismo, o taylorismo defende a ideia de sociedade de abundância, por meio do aumento da produtividade, obtida através da colaboração entre as classes num único objetivo: o enriquecimento da nação.
Era difundida a ideia de interesses mútuos entre os produtores diretos e os diretores de fábricas, onde a técnica, a racionalização e a disciplina eram sublimados.

Manutenção da Ordem no país e nas fábricas
Na Itália o fascismo mantinha a ordem política e

Relacionados

  • carcere
    118719 palavras | 475 páginas