O desenvolvimento do raciocínio multiplicativo em crianças: resenha do texto de jane correa e alina galvão spinilo

1565 palavras 7 páginas
O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MULTIPLICATIVO EM CRIANÇAS: RESENHA DO TEXTO DE JANE CORREA E ALINA GALVÃO SPINILO

2011

INTRODUÇÃO
Observação as duas avaliações que são feitas no processo pedagógico: corretas e indiretas.
Estas observações no ponto de vista das autoras sobre as avaliações, nem sempre apresentam resultados sobre a compreensão e desenvolvimento dos alunos para uma resolução de problemas ou conhecimento envolvido. A criança pode apresentar estratégias diferentes para resolver determinados cálculos, e estas avaliações não conciliam este conceito, que leva a ressaltar o respeito sobre a resolução de problemas, já que o raciocínio para a resolução é pertinente do ponto de vista da criança, que pode ser mais elaborada ou mais elementar. Estudar este foco de resolução infantil estimula os pesquisadores e à compreender o raciocínio e a desenvolver métodos que conciliem sobre estas apresentações dinâmicas dos processo de resolução de cálculos. As apresentações são elaboradas devido as vivências da infância que comporta experiências das situações escolar ou da vida fora dela.
“Ressaltando o texto da resenha anterior (Graça Cebola). A criança absorve o que de fato é do contexto real dela.”
Ainda sobre a visão holística do pensamento infantil sobre as aplicações matemáticas, as situações não podem ser consideradas como únicas, ou seja, os resultados podem ser relevantes, e unindo o ponto de vista de VERGNAUD (1990; 1993), Os conceitos matemáticos não estão isolados, mas organizados em campos conceituais. E esta visão se estende para todos os campos inseridos que apresentam aspectos fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio lógico como: probabilidade, relações e ideias que podem equivaler os resultados.
O raciocínio multiplicativo da criança se baseia em conhecimentos espontâneos ou resoluções que envolvem estimativas e comparações que são das situações do dia-a-dia e fazem parte do cotidiano da criança, sendo assim um raciocínio lógico

Relacionados