Buzz marjeting e viral

657 palavras 3 páginas
VIralBuzz Marketing e Viral: notoriedade sem gastar muito
Este é o terceiro post da série O Marketing e Seus Desdobramentos. Hoje, trataremos sobre dois dos desdobramentos mais utilizados atualmente: o Buzz Marketing e o Marketing Viral. Acompanhe o texto e saiba por que isso acontece.
A tradução literal da palavra Buzz é zumbido, susurro, murmuro. Tendo em vista estes significados, o objetivo do Buzz Marketing é disseminar, da melhor maneira possível, ideias, novidades, conceitos etc. através do boca a boca, gerando notoriedade com a utilização de poucos recursos financeiros.
A palavra Viral, como todos sabem, vem de vírus, e é empregada no Marketing para descrever a maneira como a informação é difundida: passa rapidamente, de uma pessoa para a outra, sem critérios de escolha. As ações de Marketing Viral ocorrem, frequentemente, através das Mídias Sociais (e-mails e vídeos que se espalham rapidamente, mensagens enviadas pelo Orkut, Facebook, Twitter, MSN…), criando rumores, boatos e fofocas sobre determinado assunto.
Diferença entre Buzz Marketing e Marketing Viral
Na prática do Buzz Marketing, são utilizados formadores de opinião para espalhar a informação ou notícia. Ou seja, a divulgação é planejada e os alvos são estrategicamente escolhidos. Por exemplo, para espalhar uma novidade, uma grife de maquiagens pode pesquisar blogues famosos que falem sobre beleza, estética e maquiagem, entrar em contato com os (as) blogueiros (as) e divulgar seus produtos lá. Inclusive, oferecer amostras do produto para que eles (as) experimentem e depois coloquem suas opiniões nos posts.
No caso do Marketing Viral, pode até haver planejamento, mas a divulgação ocorre mais espontaneamente. Ou seja, tanto um vídeo produzido por fabricantes de marcas famosas, como Dove e Coca-Cola – que fazem peças bem elaboradas e criativas -, quanto os conhecidos Virais caseiros, como “Pedro, me dá meu chip!”, “Tapa na Pantera” e “As Árvores Somos Nozes” podem fazer sucesso ou não.
Os

Relacionados