O desemprego em angola e no mundo ( paizadox)

Páginas: 8 (1996 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Introdução
O desemprego ocorre quando um trabalhador é demitido ou entra no mercado de trabalho (está a procura de emprego) e não consegue uma vaga de trabalho. É uma situação difícil para o trabalhador, pois gera problemas financeiros e, em muitos casos, problemas psicológicos (depressão, ansiedade, etc.) no trabalhador e em sua família.Assiste-se, neste momento, no nosso país à onda da diversificação da economia. Não há discurso oficial que a não refira; dificilmente as palestras, os colóquios e as conferências lhe passam ao lado e a sociedade civil interroga-se sobre porque só agora é que nos lembrámos deste tema tão transversal e fundamental da sustentabilidade docrescimento económico. Foi necessário o Presidente da República chamar à coacção esta elementar tese da estruturação da economia nacional para que agora, e muito bem, estejamos todos preocupados com a mesma.

Algo de semelhante tem de se passar com o emprego. Ainda que ninguém conheça formalmente a realidade e a dimensão deste fenómeno, pressente-se que Angola tenha uma taxa de desemprego muitoalta, tal a quantidade de pessoas a biscatarem nas ruas — para que a economia formal não tem tido capacidade de oferta sustentabilidade de novos postos de trabalho ,a importância do êxodo para as cidades (principalmente do litoral do país) e os preocupantes índices de criminalidade urbana. Segundo algumas estatísticas internacionais, Angola apresenta uma das maiores taxas de desemprego da ÁfricaSubsariana e a segunda mais elevada da SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral).Não devemos esquecer que em Setembro de 2008 foram prometidos, em quatro anos, um milhão de novos postos de trabalho para os angolanos. Os processos de criação de emprego são complexos, difíceis nas condições actuais de elevado desenvolvimento tecnológico, e demorados, dadas as suas relações com ocrescimento económico. E quando se fala de empregos permanentes então as contrariedades são inconsolavelment maior.




1.1 A crise económeca mundial
A crise económica mundial ocorrida em 2008/2009, relativamente à qual ainda não se possuem indicadores seguros de que tenha sido ultrapassada, em particular nos países ricos existem riscos de novas bolhas imobiliárias e bolsistas e a concessãode crédito às economias continua sujeita a restrições, que são os que puxam pelas restantes economias, mesmo ponderadas as poderosas influências da China e da Índia, teve efeitos sobre o crescimento do PIB, as contas públicas e os défices externos de todos os países.

Na sua reunião de 6 de Fevereiro do corrente ano, os ministros das Finanças do G7 concluíram, acertadamente, que é demasiadocedo para se iniciar o processo de retirada de incentivos. De resto, o grande ponto de interrogação é: estarão as economias preparadas para retomarem a trajectória do crescimento, uma vez eliminados os poderosos incentivos monetários e financeiros que os países aplicaram para diminuir os efeitos da crise? Serão as economias capazes de, sozinhas, reaprenderem os caminhos normais de funcionamento daeconomia de mercado? Apesar de todos os incentivos as taxas de desemprego não pararam de aumentar.

A destruição de emprego tem sido uma das consequências mais dramáticas da crise económica e financeira de 2008/2009 em todos os países. A taxa de desemprego tem atingido valores muito altos em todas as economias desenvolvidas e não se espera que a situação se altere de modo substancial esustentável antes de dois ou três anos. Naturalmente que os efeitos são assinaláveis sobre os tecidos sociais e a pressão sobre os sistemas de previdência e assistência social tem sido uma das razões dos défices orçamentais colossais registados na Europa, Estados Unidos e Japão.



1.2 Principais causas do desemprego
- Baixa qualificação do trabalhador: muitas vezes há emprego para a vaga que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desemprego em Angola
  • O desemprego no mundo
  • Desemprego no Brasil e no Mundo
  • o crescimento e desenvolvimento economico de angola no mundo
  • A evolução historica da banca no mundo e em angola
  • Crise dos valores no mundo contemporâneo e em Angola
  • Transformações no mundo do trabalho: emprego e desemprego na atualidade
  • transformação no mundo do trabalho emprego e desemprego na atualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!