Pesquisa da comunidade na escola

Páginas: 10 (2371 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)
PÓLO SAPUCAIA DO SUL

A PESQUISA DA COMUNIDADE NA ESCOLA


PESQUISA DA COMUNIDADE NA ESCOLA

“A Matriz de toda vivência pedagógica na escola cidadã deve ser o diálogo.” (BRANDÃO, Carlos Rodrigues).

Para pensar no processo de aprendizagem, como professor, é necessário antes, meditar como se dá o processo da aprendizagem. Isso se tornapossível através de algumas pesquisas.
É importante que tenhamos um vínculo, uma proximidade e interação com os alunos, a fim de compreender a realidade do grande grupo e também a particularidade de cada sujeito, ou seja, devemos compreendê-los como um todo, mas também não ignorar a individualidade de cada um, que por sua vez pode estar apresentando dificuldades de aprendizagem.
Há alguns exemplosque podem auxiliar no processo da aprendizagem, acreditamos que desta forma o processo ocorra de maneira mais segura e eficaz. Durante nossa experiência como investigadora, utilizamos algumas ferramentas de pesquisa.
Quando fazemos uma pesquisa é preciso saber até que ponto nós pretendemos chegar. Feita a coleta de informações basta dar continuidade ao processo. Faremos uma pesquisa deconsequências positivas com questões simples e que possam ser entendidas facilmente pelo pesquisado. A Pesquisa realizada é um trabalho que envolveu um planejamento.
Entendemos que seja necessário estarmos munidos de um arsenal de métodos investigativos, como do entorno da escola, a respeito do aluno, onde ele mora, saber dos seus familiares e amigos.
Não só isto, mas também conhecer a realidade dacomunidade em que o sujeito está situado, digo, nos aprofundar no entendimento da sua cultura, tradições e crenças, estar inteirado como funciona o sistema do bairro, qual a classe econômica está encaixado.
É necessário investigar para conhecer, entender a criança, saber do que ela gosta de fazer nas horas vagas, se por ventura essa criança tem alguma atividade extracurricular, instigar o alunoquanto as suas particularidades e saberes internos, saber quais são suas responsabilidades exigidas pelos pais em casa, se o fazem trabalhar dependendo da situação em que vivem.
Todos esses pequenos detalhes fazem a diferença na hora de desenvolver e trabalhar com a turma, pois torna mais fácil de aplicar uma metodologia de acordo com cada necessidade, fazendo com que a aprendizagem aconteçanaturalmente.
Um dos fatores importantes para ser avaliado na pesquisa e considerar no processo de aprendizagem, é também perceber, qual influência trazemos a eles, nossos alunos. Porque nós, também fazemos parte do entorno deles.
Torna-se fundamental que a escola respeite e entenda que a criança possa ter vindo de um lar muito carente, por exemplo, de uma família que vive apenas de sua lavoura etem o sustento a partir dela, tendo somente o básico para viver, é desta forma que a escola pode influenciar e tentar mostrar outras possibilidades. Todos esses elementos para tornar executável a assimilação da criança vêm através da pesquisa, porque enquanto criança é mais fácil de cultivar o sonho de ser um doutor, talvez, pois aqueles adultos que vivem perante as circunstâncias de precariedade,vivem em um mundo onde a sua realidade é a pobreza e sua única ferramenta de trabalho é a enxada. Vivem em uma cúpula.
Entendemos que aprender seja se desenvolver, compreender algo e utilizá-lo no seu cotidiano.
Resume-se em aprender, as competências, habilidades, comportamento ou valores que um sujeito agrega a si.
Quando nós aprendemos passamos a relacionar o conteúdo com a prática. Porisso é indispensável a pesquisa do entorno, percebendo o sujeito como centro do processo educacional. Só assim desenvolveremos nossa real capacidade utilizando cada uma das diferentes linguagens que dispomos.
Esse é o ponto de partida para o que é o aprender. Acreditamos que este processo ocorre desde que saímos do ventre da mãe e passamos a nos relacionar com este mundo, onde temos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa e pratica profissional – relação escola/comunidade
  • Relatóriode pesquisa e prática profissional-relação escola e comunidade
  • A escola e a comunidade
  • A comunidade na escola
  • Comunidade e escola
  • ESCOLA E COMUNIDADE
  • escola comunidade
  • Escola e Comunidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!