O Desbravamento Das Terras Que Atualmente Compreendem O Munic Pio De Rio Brilhante Estado De Mato Grosso Do Sul

733 palavras 3 páginas
O desbravamento das terras que atualmente compreendem o Município de Rio Brilhante Estado de Mato Grosso do Sul, está intimamente ligado história de Paranaíba, pois, na terceira década do século XIX, os pioneiros das famílias Lopes, Souza Leal, Pereira, Garcia e Barbosa atravessaram os campos daquela região e entraram pelos cerrados de Três Lagoas, iniciando a história do povoamento do sul do Estado.
Gabriel Francisco Lopes foi o que primeiro penetrou nos campos de Vacaria, onde encontrou 60 vacas e 1 touro, ai deixado pelos Jesuítas, e, por volta de 1841, trouxe para ali o seu sogro, Antônio Gonçalves Barbosa, que se fixou num local a que denominou Boa Vista, entre os Rios Vacaria e Brilhante; foi o primeiro povoador, depois da retirada dos castelhanos.
Algum tempo depois, uma grande leva de gaúchos, com suas famílias, trazendo seus pequenos rebanhos de bovinos, equinos e ovinos, vieram se instalar nestas paragens, e, ao mesmo tempo em que os descendentes das famílias pioneiras, se dispersaram, buscando preferentemente as margens dos Rios: Brilhante, Vacaria e Dourados, fomentando nelas a pecuária e a agricultura.
Em 1862, o início das hostilidades entre o Brasil e o Paraguai provocou o êxodo dos habitantes que fugiam à agressão do invasor guarani.
A região de Entre-Rios tornou a conhecer nova fase de progresso, com o ciclo da erva-mate. A extração e industrialização desse produto se constituíram em importante fator de desenvolvimento da região, pois criou-se aí um ponto de concentração da produção, para posterior remessa aos centros consumidores, através dos rios Brilhante e Ivinhema.
A erva-mate trouxe novo afluxo de gaúchos e paraguaios. Dedicavam-se estes à indústria extrativa aqueles à pecuária e agricultura.
Em 29 de janeiro de 1924, o Governo do Estado, reservou para o patrimônio de Entre-Rios, uma área de 3.600 hectares, entre o Ribeirão Araras e um paralelo à linha telegráfica, local onde se edificou nova povoação. Em 10 de julho de 1912, criou o

Relacionados