AMINNAS e AMIDAS

640 palavras 3 páginas
AMINNAS
Classificação: Aminas são compostos derivados do NH3, pela substituição de um, dois, ou três hidrogenios por radicais alquila ou arila. Daí a classificação das aminas em primarias, secundarias e terciárias:

Amina primária Amina secundária Amina terciária
Outras classificações usuais são aminas alifáticas e aminas aromáticas. Ou, ainda, monoaminas, diaminas, triaminas, etc. Conforme o numero de grupos aminos, na molécula.
Ácido amino-acético
As metilamina e etalamina são gases. Aminas alifáticas, de 3 a 12 carbonos, são líquidos toxido, com “cheiro de peixe”; os pontos de ebulição não são altos, porque as “pontes de hidrogenios” nas aminas são mais fracas do que nos álcoois. Aminas com mais de 12 carbonos são sólidos incolores e inodoros.
As aminas são usadas em certos tipo de sabões, na vulcanização da borracha e em inúmeras sínteses orgânicas. Em particular, as aminas aromáticas são importantíssimas na fabricação de corantes.
Preparação
As aminas existem em certos compostos vegetais e são formadas na decomposição de peixes. Primeiro ocorre a aniquilação do amoníaco, em seguida há a redução de vários compostos nitrogenados, isso é importante para obter matéria-prima para a produção de corantes.
Reações
Caráter básico
As aminas são denominadas “bases orgânicas”, pois apresentam caráter básico fraco, idêntico ao do amoníaco. Estes sais são decompostos por bases fortes, pois os “hidróxidos” das aminas são instáveis, exatamente como o NH4OH
As aminas alifáticas primarias são bases um pouco mais fortes que o amoníaco, pois o grupo alquila “empurra” elétrons para um grupo amino, aumentando a densidade eletrônica no nitrogênio e facilitando a “captura” do H+, para formar o R-NH3+. As aminas alifáticas secundárias, são bases mais fortes que as aminas primarias. Seguindo este raciocínio, as aminas terciárias deveriam ser ainda mais fortes; no entanto, elas são mais fracas que o próprio NH3; isto se explica porque a existência

Relacionados