O crime do padre amaro

Páginas: 5 (1241 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2013
O Crime do Padre Amaro
Sinopse: O Crime do Padre Amaro destaca-se, na obra queirosiana, como um dos títulos que maior controvérsia e incómodo provocou, quer no plano artístico quer no plano moral, desde logo pela forma desassombrada como retrata um certo lado mais obscuro da classe clerical. Este romance viu a luz do dia num contexto espácio-temporal marcado pela agitação e pelo fascíniointelectual e cultural a que não eram de todo alheios o desabrochar para comportamentos ideológicos de ruptura e uma certa radicalização de posições. Fruto de um longo processo de criação, O Crime do Padre Amaro conheceu três versões, sendo a última a que é conhecida do público e que se adopta como texto-base desta edição crítica. Nela podemos testemunhar um profundo sentido da exigência estética e daética da criação artística, bem como a concepção do romance como instrumento crítico, numa atitude literária que espelha já um progressivo afastamento do naturalismo mais acentuado que caracterizou as versões anteriores. O romance narra a relação amorosa entre a jovem Amélia e o padre Amaro, e pode ser entendido, segundo as palavras do próprio autor, como «uma intriga de clérigos e de beatas tramadae murmurada à sombra de uma velha sé de província portuguesa».
ROMANCE DE TESE
O Crime do Padre Amaro é o primeiro romance de Eça. Em vez da subjetividade romântica, os autores do realismo-naturalismo, como o próprio nome da escola literária indica, buscavam retratar a realidade de forma objetiva.

Naquela época (segunda metade do século XIX), o Ocidente vivia um período de grandestransformações, com a Segunda Revolução Industrial. O cientificismo passou a predominar, com novas correntes filosóficas e teorias, entre as quais o positivismo de Comte, o determinismo de Taine, o evolucionismo de Darwin e o socialismo científico de Marx e Engels. Essa perspectiva racionalista e materialista leva os intelectuais a estudar o impacto social da industrialização e do liberalismo.
 
Passam aser discutidas as desigualdades que essas mudanças trouxeram para a sociedade, como o surgimento de uma nova classe que é oprimida pela burguesia: o proletariado.

Daí a substituição do romance de entretenimento pelo romance de tese, que visa a descrever e a explicar os problemas sociais sob a luz das novas idéias. Neles há a crítica, muitas vezes feroz, às instituições que servem de base paraa sociedade burguesa, como o Estado, a Igreja e a família.
Portugal, que muito tempo antes havia deixado de acompanhar o progresso de outras nações européias, passa nesse momento a servir de palco para a mobilização de jovens que ansiavam por mudanças radicais. É nesse contexto que Eça de Queirós começa a se destacar. Em sua fase realista-naturalista, inspirado pelos franceses Gustave Flaubert eÉmile Zola, escreve romances como O Crime do Padre Amaro e O Primo Basílio, que buscam atacar a corrupção do clero e a hipocrisia da média burguesia portuguesa.

O livro o primeiro publicado pelo escrito e conta a história de Amaro Vieira, um rapaz lisboeta, filho de um casal que trabalhara para o marquês de Alegros. O rapaz fica órfão ainda pequeno e é cuidado por uma marquesa que umencaminha para a vida eclesiástica. A vida rica dada pela marquesa tornou o pequeno Amaro, um jovem fraco física e psicologicamente, o que faz com que aceite a condição que lhe foi imposta. Porém, tudo muda quando ele vai para Leiria, uma cidade no interior, e começa a se envolver com a jovem Amélia, bastante cobiçada pelos homens da região.   O cinismo e a imoralidade dos colegas (cônego Dias, padreNatário, padre Brito), que vivem a explorar a ingenuidade e a mente supersticiosa dos fiéis, amortecem a consciência de Amaro, que acaba como eles, não hesitando em satisfazer seus desejos pessoais à custa daqueles a quem deveria servir de guia espiritual e moral


Continuação do estudo do livro "O Crime de Padre Amaro" de Eça de Queirós: A mensagem que livro passa é de crítica à sociedade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O crime do padre amaro
  • Livro O Crime do Padre Amaro
  • O crime do padre amaro
  • o crime do padre amaro
  • o crime do padre amaro
  • O crime do padre amaro
  • crime do padre amaro
  • Resumo O Crime do Padre Amaro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!