o conto

Páginas: 3 (662 palavras) Publicado: 14 de dezembro de 2014
Apresentação
A idéia de prensa hidráulica baseia-se no princípio que diz: "os líquidos transmitem integralmente pressões de uma região para outra". Ora, se a pressão é a mesma em todos os pontos deum líquido incompressível e em equilíbrio hidrostático então, em superfícies de áreas diferentes as intensidades das forças aplicadas pelo líquido também devem ser diferentes. Assim, se aplicarmosuma força de pequena intensidade F1 na superfície de pequena área A1, então o líquido, graças à integral transmissão da pressão, fará surgir na superfície de grande área A2 uma força de grandeintensidade F2.
Vemos aqui que a prensa hidráulica, ao utilizar-se dessa técnica, funciona como uma verdadeira máquina, ou seja, um dispositivo capaz de multiplicar forças. O 'operador' aplica a força F1 (depequena intensidade) e a máquina aplica na 'carga' a força F2 (de grande intensidade).

A relação entre as grandezas F1, A1, F2 e A2 é de simples obtenção; basta impor que a pressão (que é atransmitida pelo líquido) tem o mesmo valor em todas as regiões banhadas pelo líquido:

P = F1/A1 e P = F2/A2 ... logo ... F1/A1 = F2/A2 ... ou ... F1 / F2 = A1 / A2

Essa relação de esforços,diretamente proporcional à relação das áreas, pode ser verificada através de dois vasos comunicantes dotados de êmbolos.

Material
Duas seringas hipodérmicas de diâmetros diferentes, tubo de látex, doispratinhos de plástico, placa de madeira de (25x30x1)cm, placa de madeira de (15x25x1) cm, 0,5m de fio de cobre 16 revestido com plástico e água.

Montagem
(1)- Pregue a placa de madeira menor na baseda placa maior (como se ilustra na figura a). Essa estrutura será o suporte do modelo.

(2)- Coloque as seringas apoiadas contra esse suporte e marque as posições dos furos nessa placa vertical(figura b).

(3)- Com uma furadeira manual ou elétrica, com broca de 3mm, faça 4 furos nessa placa vertical, nas posições marcadas.

(4)- Corte o fio de cobre revestido em quatro partes iguais e,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conto
  • conto
  • Quem sou eu conto
  • Conto
  • Conto
  • Conto
  • Conto
  • Um conto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!