O constitucionalismo

Páginas: 2 (392 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
   O constitucionalismo é a teoria que busca explicar a formação e organização dos estados, limitando o poder dos governantes e criando uma estrutura político-social de uma comunidade.  O constitucionalismo veio para garantir, no papel, que os poderes viessem a ser limitados e divididos como forma de impedir o seu uso arbitrário e que assegurassem os chamados direitos fundamentais, anteriormentea essa fase não existia constituição formal, apenas normas intuitivas desenvolvidas com base nas correntes jus naturalistas.
       O constitucionalismo é definido por Canotilho como “a ideologia queergue o princípio do governo limitado, indispensável à garantia dos direitos, em dimensão estruturante da organização político-social de uma comunidade”.
       Após o constitucionalismo, surgiu ochamado neocostitucionalismo, o que se vê sobre o tema é uma evolução natural do constitucionalismo, onde procura não apenas garantir os direitos fundamentais do homem, mas também a forma que deve serconcretizadas esses direitos.
       O professor Pedro Lenza explique que “busca-se, dentro dessa nova realidade, não apenas atrelar o constitucionalismo à idéia de limitação do poder político, mas,acima de tudo, buscar a eficácia da constituição, deixando o texto de ter um caráter meramente retórico e passando a ser mais efetivo, especialmente diante da expectativa de concentração dos direitosfundamenta.
Fala-se, hoje, inclusive, sobre um novo movimento, denominado Neoconstitucionalismo. Mais uma vez, sem abandonar os avanços anteriormente alcançados pela sociedade, essa novarealizada visa, a partir do início do século XXI, a atribuir maior efetividade à Constituição e maior concretização aos direitos humanos. Nesse sentido, a Constituição passa a ocupar o centro do sistemanormativo, promovendo a dignidade da pessoa humana e garantindo condições dignas mínimas às pessoas.
Por fim, deve-se observar que os textos constitucionais modernos, no mundo Ocidental,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONSTITUCIONALISMO
  • Constitucionalismo
  • Constitucionalismo
  • Constitucionalismo
  • constitucionalismo
  • Constitucionalismo
  • Constitucionalismo
  • Constitucionalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!