o conhecimento
Descartes sempre buscou o avanço da ciência, Por isso ele é considerado o fundador da filosofia moderna. No seu estilo claro, mas pleno de construções, demonstrações e imagens ele nos dá as quatro regra do método :
1- Nunca aceitar algo como verdadeiro que não se conheça claramente como tal.
2- O de repartir cada uma das dificuldades que se analise em quantas partes se fizerem necessário a fim de melhor solucioná-las.
3- O de conduzir por ordem os pensamentos, iniciando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para elevar-se pouco a pouco, até o conhecimento dos mais compostos e presumidos.
4- E o ultimo, o de efetuar em toda parte relações metódicas tão completas e revisões tão gerais nas quais se tenha a certeza de nada omitir.
O método de Descartes é o método da dúvida: a dúvida metódica ou dúvida cartesiana. Para a razão bem funcionar, é necessário limpar o terreno da mente de todo preconceito, é preciso, num primeiro momento duvidar de tudo, principalmente o que já se tem estabelecido como verdade absoluta. A partir de então, devem-se buscar verdades elementares, verdades que se bastem a si, e não precisem de outras verdades precedentes. Pois, duvidando de tudo, aquilo que conseguir se estabelecer como verdade depois disso, ter necessariamente que ser uma verdade absoluta. O que se quer com esse método é a garantia de