O conhecimento como característica da humanidade

Páginas: 5 (1088 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O conhecimento como característica da humanidade
Na natureza,os animais em geral possuem similaridades que os fazem viver e se reproduzir de forma a se adaptarem uns aos outros e ao ambiente onde vivem,e isso faz com que convivam harmoniosamente e tenham hábitos que se aperfeiçoam com o passar do tempo. Com o homem também não é diferente no que tange a certos aspectos que lhes são inatos e quefaz com que ele apresente diversas predisposições que o aproxima dos animais, como por exemplo os sentidos,a respiração,etc. Entretanto,existem habilidades que o homem aprende no desenrolar de sua vida,seja aprendendo com outras pessoas mais experientes seja pela influência do próprio meio em que vivem.
Há na história vários relatos de experiencias em que homens são induzidos a viver de formaisolada,sem contato com outros semelhantes e isso acabou demonstrando que estes seres continuam com atributos humanos porém é em sociedade que o homem se desenvolve e exercita certas competências que vão lhe possibilitar criar mecanismos de exercício da vida humana como a linguagem - que possibilita a comunicação - e com isso ocorre a transmissão de valores que são repassados de geração emgeração.Nesse aspecto,o homem se diferencia de outros animais pelo poder de reflexão,ou seja,a capacidade que o homem tem de captar ensinamentos ,aplicar à sua realidade e fazer com que isso se transforme em uma ação futura para seu benefício e de seus semelhantes. Nesse cenário é que surge a idéia que, ao ser desenvolvida, se torna a base do pensamento cientifico.
Na relação que o homem estabelece com omundo em que vive,existe uma série de reflexões ,de visões,de interpretações que ele faz acerca dos fenômenos que o cercam que demonstram sua aptidão a ser um ser social,um ser que reconhece a realidade em que vive,sabe dos problemas que o cerca mas que tem a capacidade de transformar e interpretar o seu habitat dando origem ao que chamamos de cultura. Como o processo cultural é dinâmico e que porisso passa por transformações constantes,acaba por gerar as diferenças que são notórias entre as diversas civilizações que marcam a história da humanidade.
O conceito de conhecimento perpassa pelo compartilhamento de idéias,de experiências vividas ao longo da vida e que serve como base para o entendimento da sociedade. Quando o homem se debruça acerca da realidade que está inserido acaba setornando parte do processo de transformação das necessidades cotidianas em ações objetivas ajustáveis à sua adaptação.
As diferenças culturais se manifestam na exata medida que agrupamentos humanos vivem em diferentes épocas,sofrem variadas influências de seus ancestrais,possuem cargas genéticas diferenciadas,enfim,as condições de vida e de ambiente nos tornas diferentes culturalmente uns dos outrosrefletindo nas tradições e necessidades construídas ao longo da história.
Grupos sociais acabam desenvolvendo,por suas diferenças intrínsecas,variadas formas,meios de explicação do que entendem por vida e natureza.Na antiguidade,o ocidente desenvolvia o pensamento dessas questões baseado na religiosidade e no misticismo,ou seja,as verdades se revelavam através da vontade divina,fora do âmbitomaterial e objetivo.Esse pensamento pautado no subjetivismo não foi generalizado no ocidente, visto que diferentes áreas do conhecimento como por exemplo a geometria que foi usada para resolver problemas de medição de áreas em terrenos sem se dissociar da idéia de explicação do mundo em questões fundamentais como a origem da vida e a morte.Já o pensamento científico voltado de forma objetiva para aconsecução de mecanismos de resolução de problemas de ordem prática se deu principalmente com os gregos que pensavam de forma mais racional,dissociando o saber pautado no mítico do saber eminentemente prático,objetivo.
É da dúvida que nasce a reflexão científica para os gregos,pois o senso comum,o tradicionalismo antigo são negados para dar lugar à busca da origem das coisas e dos fenômenos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O conhecimento como caracteristica da humanidade
  • O conhecimento como característica da humanidade
  • O conhecimento como caracteristica da humanidade
  • O conhecimento como característica da humanidade
  • O CONHECIMENTO COMO CARACTERÍSTICA DA HUMANIDADE....
  • O conhecimento como caracteristica da humanidade
  • Resenha O Conhecimento Como Característica Da Humanidade
  • O conhecimento como característica da humanidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!