O Conceito De Conting Ncia Tr Plice Na An Lise Do Comportamento Humano

866 palavras 4 páginas
O conceito de contingência tríplice na análise do comportamento humano

No texto de João Claúdio Todorov, quando falamos em Tríplice Contingência, estamos falando de uma relação de interdependência entre estímulos e respostas, relação esta na qual um estímulo consequente a uma classe de respostas altera a probabilidade de emissão desta mesma classe de respostas no futuro em uma situação semelhante.
Para que seja feita toda essa análise das relações entre respostas e consequências, bem como os contextos nos quais elas ocorrem, foi definida uma unidade de análise das relações funcionais denominada de tríplice contingência. Na tríplice contingência, o contexto se refere aos antecedentes da resposta, que cedem ocasião para que ela ocorra, enquanto a resposta emitida pelo organismo sofre a seleção pelas consequências. Nesse contexto antecedente, o estímulo discriminativo é definido como um estímulo presente quando o operante é reforçado, por exemplo, adquirindo controle sobre o nível de respostas. Segundo Skinner (1969, p. 7), esse nível de respostas é superior na presença de tal estímulo, o qual “(...) não age como aguilhão; não elicia resposta, no sentido de forçá-la a ocorrer. É simplesmente um aspecto essencial da ocasião em que uma resposta, se emitida, será reforçada”, sendo chamado de SD.
Essa contingência descreve o intercâmbio entre o organismo e seu ambiente, conforme afirmado por Skinner (1969). A interrelação entre esses componentes constitui-se nas denominadas ‘contingências de reforço’. De acordo com Lopes (2008, p. 9), Isso quer dizer que a contingência é uma “ferramenta” que possibilita a compreensão e modificação do comportamento. Portanto, quando o analista do comportamento olha para o fluxo comportamental, ele vê uma relação entre estímulos antecedentes, resposta e consequências. As contingências de reforço são definidas como a operação empírica “Se...então...”, e elas ditam, o modo como os eventos se relacionam. Segundo Lopes (2008, p. 9), “uma

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • direitos humanos
    55829 palavras | 224 páginas