O carteiro e o poeta

Páginas: 2 (417 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Já faz algum tempo que assisti ao filme, mas me lembro de alguma coisa,não sei se vai ajudar: é sobre a época em que Pablo Neruda, o grande poeta chileno, foi para a Itália em asilo político . Lá eleconhece ex-pescador que, por falta de emprego, candidata-se ao cargo de carteiro na pequena ilha onde morava e com quem trava uma espécie de amizade, importante nao para Neruda, que era um homem domundo, mas para o carteiro, que muito simples porém extremamente sensível, o admira porque escreve poesias falando de amor e para tanto procura se aproximar dele, pedindo dedicatória para seu livro.Neruda, de início recebe muita correspondência, mas com o passar dos dias, parece ter sido esquecido pelo mundo. E Mário, o carteiro, passa a ser o único contato de Neruda com o mundo, além de suamulher. E a primeira conversa que têm é sobre metáforas, discutindo sobre o livro de Neruda que Mário havia lido.
E Mário começa a sonhar em ser poeta, para que assim as mulheres se apaixonem por ele.
Ecom as conversas com Neruda, também começa a se tornar politizado e se declara comunista, tal como Neruda o é. É tambem apaixonado por Beatrice, garota que trabalha no bar da ilha. Neruda torna-seseu confidente e pede que ele lhe escreva uma poesia para dar a Beatrice. Ele acaba por se casar com ela. Neruda assina como testemunha do casamentoe, na festa do casamento, anuncia que seu exílio haviaacabado e portanto, poderia voltar ao Chile.
Mário continua seguindo os passos de Neruda pelos jornais, sonhando que ele voltasse a visitar seus amigos da ilha. Mas a única coisa que recebe é umacarta do secretário pedindo que envie as coisas de Neruda para o Chile. Quando volta à casa, encontra o gravador e grava uma mensagem singela sobre os sons da ilha para mandar a Neruda.
Quando, algunsanos depois, Neruda volta à ilha, procura por Mário. Encontra apenas seu fiilho e sua esposa:Mário morrera num tumulto onde fora preso e morto pela polícia. Nada político: apenas subira ao palanque...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O carteiro e o poeta
  • O Carteiro e o Poeta
  • O Carteiro E O Poeta
  • O Carteiro e o Poeta
  • O CARTEIRO E O POETA
  • O CARTEIRO E O POETA
  • O carteiro e poeta
  • Resumo de O carteiro e o Poeta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!