O Capote

Páginas: 10 (2496 palavras) Publicado: 24 de maio de 2014



O CAPOTE







SUMÁRIO


I - Resumo da obra 2

II – O Autor 4

III – Análise e Discussão 5

IV – Considerações Finais 11

V – Referências Bibliográficas 12


I – RESUMO DA OBRA

O texto narra a vida de um funcionário público de uma certa Repartição russa, chamado Akaki Akakievitch, um homem solitário completamente desprezado edesrespeitado pelos companheiros de trabalho.
Na Repartição, ele exercia atividade de copista e a executava com muita dedicação e sem ambição de crescimento. Trazia trabalhos até para casa, muitas vezes apenas por divertimento e satisfação.
Akaki vivia em Sampetersburgo na Rússia e, como fazia muito frio durante o inverno, as pessoas costumavam vestir um capote para sair de casa, porém seu capoteespecificamente estava em péssimas condições de uso, uma vez que ele nunca se preocupou com seu vestuário. Certo dia, Akaki levou seu capote para o alfaiate arrumar, mas este lhe disse que não havia conserto. Muito decepcionado, ele mudou alguns hábitos diários, inclusive deixou de comer, para economizar dinheiro em meses e assim poder mandar fazer um novo capote.
Concentrou todos os seus objetivos eforças no casacão novo. Quando ficou pronto, ele tratou logo de usá-lo e todos na Repartição repararam no seu visual de imediato. Foi até convidado para um chá na casa do ajudante do chefe, sentindo-se um homem importante e aceito por todos.
Akaki foi ao chá, ficou por pouco tempo e logo foi embora, já que se sentiu um pouco deslocado.
No caminho de volta a sua casa, alguém o surpreende erouba-lhe o capote, seu único “bem” durante toda uma vida.
No dia seguinte, faltou pela primeira vez na vida ao trabalho e procurou as autoridades competentes para obter seu casaco recém-adquirido de volta, porém nada fizeram. Até que resolveu dirigir-se ao general, por sugestão de outro funcionário. Esta "alta personalidade" julgou um absurdo Akaki ter-lhe procurado por causa de um simples capote eo humilhou. Akaki sentiu um abalo interior tão forte que quase desmaiou na sala do general.
Voltou para casa com sintomas de angina (estava com quase 50 anos) e adoeceu, não só pela situação de nervosismo que passou, como também pelo frio que fazia na Rússia na época. Ele logo veio a falecer, sem velório ou enterro digno e, só depois de dias, é que perceberam sua ausência na Repartição.
Maistarde, surgem rumores de um fantasma que aparecia à noite, com aspecto de um funcionário público, e roubava capotes de quem passasse, independentemente da classe ou profissão da pessoa. Reconheceram este fantasma como Akaki Akakievitch e nem mesmo os policiais se atreviam a apanhá-lo.
O último casaco roubado pelo fantasma foi o do general que humilhou Akaki, quando resolveu visitar sua amante certanoite. Depois disso, não se ouviu mais falar em roubo de capote novamente.




















II - O AUTOR

Nikolai Vassilievitch Gogol (Ucrânia, 1809 – Moscou, 1852) foi um vanguardista da literatura russa. Oriundo de uma família de pequenos proprietários de terra ucranianos passa a sua primeira infância no campo. Em 1821 muda-se para Nezin para estudar. Desde muito cedodeseja ser autor teatral. Em São Petersburgo conhece Puchkin, que o influencia notavelmente. Em 1836 inicia uma longa viagem pela Europa. Reside em diversas cidades, particularmente em Roma. A distância de seu país natal e a nostalgia que dela resulta lhe inspiraram alguns dos seus escritos, como a magnífica novela O capote (1843), cujo herói, Akaki Akakievitch, tornou-se o arquétipo do pequenofuncionário russo.


III – ANÁLISE E DISCUSSÃO

"O Capote" de Nicolai Gogol é uma obra de grande relevância para realização deste trabalho interdisciplinar, onde podemos analisá-lo sobre o ponto de vista gramatical, filosófico e jurídico. Tais conhecimentos estão sendo adquiridos nas disciplinas de Interpretação e Produção de Textos, Filosofia, Homem e Sociedade e Instituições Judiciárias e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O CAPOTE
  • o capote
  • O capote
  • capote
  • O Capote
  • O capote
  • O capote
  • capote

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!