O CAMPO E A ABORDADEM ANTROPOLÓGICOS

743 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE TURISMO
PROFª: LUIZA JANSEN
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CULTURAL

ALUNA: EMMYLY FREITAS DO ESPÍRITO SANTO

ATIVIDADE 1
RESUMO DO TEXTO 1: O CAMPO E A ABORDADEM ANTROPOLÓGICOS

São Luís
2013
RESUMO: O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLÓGICOS

No capítulo de introdução do texto, o autor François Laplantine começa apontando que o homem em todas as sociedades e desde os tempos mais antigas sempre buscou o conhecimento, e procurava entender questões sobre si mesmo. Porém, foi somente no século XVIII que ele começou a constituir um saber científico, a partir daí o próprio homem ampliou o seu campo de estudo e passou a ser o objeto de conhecimento e não mais a natureza. Com esse conhecimento científico adquirido pelo homem, puderam-se compreender as relações sociais e sua organização na construção das várias vertentes culturais.
A antropologia, de acordo com o texto tem como objetivo o estudo do homem por inteiro, em todos os seus estados e em todas as suas épocas, levando em consideração uma abordagem integrativa integre todas as dimensões do ser humano dentro da sociedade. Para estudar a antropologia de forma mais abrangente, existem cinco áreas do conhecimento antropológico para se entender as múltiplas dimensões do ser humano na sociedade. São elas:
A antropologia biológica: Levam-se em consideração os fatores culturais que influenciam o crescimento e a maturação do indivíduo. Por exemplo, podemos fazer a comparação se uma criança africana tem mais capacidade física do que uma criança européia. A antropologia pré-histórica: visa reconstituir as sociedades desaparecidas, tanto em suas técnicas e organizações sociais, quanto em suas produções culturais e artísticas. Ou seja, são realizados vários trabalhos de campo buscando vestígios, materiais ou indícios de qualquer atividade humana do passado que possa responder e ajudar a entender aos comportamentos

Relacionados