O Brasil 6 Pa S Do Mundo Que Mais Sofre Com Cat Strofes Clim Ticas

400 palavras 2 páginas
O Brasil é 6º país do mundo que mais sofre com catástrofes climáticas, segundo a ONU.

Chuva acida

No Brasil, a chuva ácida é mais comum nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, a poluição do ar é responsável pela chuva ácida. Entre os transtornos gerados pela chuva ácida estão a destruição de lavouras e de florestas, modificação das propriedades do solo, contaminação da água potável, danificação de edifícios e corrosão de monumentos históricos.

Ilha de calor

Na cidade de São Paulo ocorre com frequência, ilha de calor. Estudos realizados mostram que na cidade de São Paulo a temperatura varia em até 12 graus Celsius entre um bairro e outro. Ao mesmo tempo em que a região da Serra da Cantareira apresenta 20 graus Celsius, a Rua 25 de Março, no centro, sofre com um calor de 32 graus.
Um mapeamento das ilhas de calor do Rio de Janeiro revela que as temperaturas mais elevadas estão localizadas no núcleo metropolitano, que inclui a área central da cidade do Rio de Janeiro, a zona norte, parte da zona sul e as áreas centrais de Niterói e São Gonçalo.
Ilha urbana de calor, fenômeno conhecido há tempos por paulistanos e cariocas, também apareceu com força nas duas principais capitais da região Norte. Os dados sobre ilhas de calor são mais nítidos no caso de Manaus à frente de capitais do Nordeste, como Recife, e do Sul, como Porto Alegre e Curitiba. A diferença de temperatura entre as partes mais urbanizadas da metrópole amazonense e uma área de floresta distante atinge picos de mais de 3ºC em 5 dos 12 meses do ano.

Enchentes

O problema das enchentes é crônico em muitas cidades brasileiras, com destaque para o Rio de Janeiro. A capital carioca costuma sempre aparecer nos noticiários com ocorrências desse tipo em períodos de chuva, como São Paulo e Minas Gerais. Nos dias atuais, está muito presente na região norte, como Amazônia, Rondônia e Acre.

Inversão térmica
Em 1º de setembro de 2007 a cidade de São Paulo enfrentou uma inversão térmica que se estabilizou a

Relacionados

  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas