Textopaisagem

4340 palavras 18 páginas
PAISAGEM
Sou o espaço onde estou.
Nöel Arnaud, L’état d’ ébauche.

Rugendas – Sabará

A paisagem é o produto material, a síntese de todos os elementos e processos naturais e culturais passíveis de ocorrer em um espaço físico delimitado. Um sistema complexo, dinâmico e instável, onde os diferentes fatores evoluem, de forma conjunta e interativa.

Nesse sistema equivalente à natureza e modificado pelas ações humanas, cada representação contém em si um desdobramento de configurações. Formas antigas, formas recentes, previsíveis imagens futuras, formas eternas. A paisagem nunca é idêntica ao mundo natural, a marca impressa pelo homem pulsará infinitamente. Definir um conceito tão dinâmico e sempre em constante mutação é tarefa complexa. O perpétuo e incessante processo de modificação varia segundo componentes físicos e biológicos, segundo cada fragmento do espaço e do tempo, cada período da história do homem ou do universo. Entretanto, o nada define melhor essas configurações do que a mútua e interdependente relação com o ser humano.
Toda paisagem é cultural. Desde os primórdios de sua existência, os seres humanos já tinham noção do que é a paisagem: sua sobrevivência sempre dependeu de uma equilibrada relação com o meio. Mesmo um sítio jamais habitado ou sequer pisado pelo homem só pode ser animado pelos significados que unicamente nós podemos atribuir. O mundo, sem que o homem lhe confira um sentido, é um caos. Saberes pretéritos, atuais e futuros impregnam e irão ainda impregnar cada paisagem, infundindo-lhe significações cada vez mais ricas. Da mesma forma como a paisagem, em constante processo de mutação, assim também mudam as formas com que o homem a percebe e os modelos dessa percepção.
Considerada até muito recentemente como um conceito subjetivo, a percepção da paisagem é um campo complexo no qual confluem e interferem diversificadas disciplinas e processos imateriais de conhecimento, experiências, atitudes e expectativas pessoais, culturais e mesmo

Relacionados