O AUTORITARISMO E O PODER NO CONTO

1550 palavras 7 páginas
O AUTORITARISMO E A ESCRAVIDÃO NO CONTO O CASO DA VARA DE MACHADO DE ASSIS
Juliane Silva Neves¹
Socorro Burlamaqui Cavalcanti²
Resumo: O presente artigo tem por objetivo mostrar o autoritarismo e a escravidão presentes no conto O Caso da Vara, através de trechos, citações, comparações e opiniões de alguns autores em relação aos temas citados anteriormente para uma melhor reflexão e uma eficaz compreensão dos assuntos abordados neste trabalho.
Abstract: This article aims to show the present slavery and authoritarianism in the tale The Case of the stick, through excerpts, quotes, comparisons and opinions of some authors regarding the issues mentioned earlier to a better reflection and an efficient understanding of the issues approached in this paper.
O conto “Caso da Vara” de Machado de Assis foi primeiramente publicado em 1891 na Gazeta de Notícias e reeditado para o livro Páginas Recolhido no ano de 1899, é considerado um dos mais conhecidos contos machadianos. Nesse período, o Brasil encontrava-se, diante de muitas transformações como, a abolição do regime escravocrata no ano de 1888. O conto apresenta um narrador onisciente em 3ª pessoa, que mesmo sem a precisão do tempo exato em que se passa a história, mostra a hora, o dia da semana e o mês do episódio, determinando o tempo cronológico, manifestando um jogo entre o momento exato em que ocorreu a fuga de Damião e a incerteza do ano do episódio.
Observa-se nesse conto a presença do patriarcalismo, pelo fato do pai do protagonista querer a qualquer custo que seu filho Damião fosse um seminarista. Nota-se também o autoritarismo, em que a viúva Sinhá Rita manipula João Carneiro, padrinho de Damião, quando o ameaça de cortar relações se o mesmo não interceder junto ao pai dele de que o afilhado não teria vocação nenhuma para uma vida eclesiástica.
No inicio deste conto, observa-se claramente uma autoridade do pai em relação a seu filho Damião, pois esse obriga este a ser seminarista, contradizendo, dessa forma, a

Relacionados

  • BITTAR Eduardo C
    395451 palavras | 1582 páginas