O ato de Educar com as tecnologias

Páginas: 7 (1715 palavras) Publicado: 27 de dezembro de 2013



Disciplina: Filosofia e Educação













O presente trabalho vem abordar o tema proposto na atividade 001 pelo professor André, sobre o que significa o ato de educar, acabou tornando-se uma discussão de opiniões próprias, a maior parte sem citações dos autores e muitas fugindo ao tema, e muitos dos comentários lidos relatam o ato de educar como sendo uma relação em que,aluno/professor troca experiências onde ambos aprendem mutuamente. De certa forma priorizaram o tema com professor, e não com a educação de forma geral, como deveria ser um trabalho conjunto, afinal a educação não se restringe apenas aluno/professor, envolvendo escola, comunidade, família, aluno, professor e acima de tudo deve ser um ato de amor.
Utilizaram-se muitas vezes argumentos pessoais, emalguns casos de experiências próprias sem saber unir o tema à sua experiência. Vários colegas concordam e discordam entre si pelos colegas, os que discordam geralmente foram pelo fato de que a citação foge um pouco ou por completo ao tema.
Neste contexto escolhemos alguns pontos:
Ato de educar, A Tecnologia na escola, Sala de aula.
Identificamos nas discussões realizadas o ato de educar,houve alguns pessoais, mas algumas alunas como Elenice Hilário Soares Barbosa, que baseada no texto diz que o ato de educar tem um sentido amplo e dinâmico, norteado de vários seguimentos: familiares, culturais, sociais e educacionais como ato adquirir automatismo, habilidades etc. Neste ultimo, o educador necessita estar atualizado e contextualizado para que não cumpra o papel somente de transmissorde conteúdos, mas de conscientizador em formação critica de uma sociedade baseada na justiça para o bem comum. Para fazer esta reflexão ela utilizou a pagina 50 do texto Conceito de educação como sustentação da sua afirmativa, citando este trecho do texto de Maria Lúcia Arruda (pág. 50), a definição de educar para o professor J Carlos Libânio é a seguinte (...) educar é conduzir de um estado paraoutro, é modificar muna certa direção o que é sustentável de educação ela cita este trecho todo e nós concordamos com ela sobre o ato de educar segundo a autora. Como o autor mesmo diz a educação é um conceito genérico, mais amplo que supõe o processo de desenvolvimento do homem, isto abre margem para varias discursões, pois cada um tem uma ideia do ato de educar em si.
Outra aluna, DeborahMagalhães Gouvea Maia fala que o ato de educar é muito importante, pois, isso faz com que o individuo exerça a sua cidadania. E educar auxilia na formação de cidadãos políticos, capazes de ter uma visão crítica de si e do mundo que rodeia. A educação é a criação do novo e uma ruptura com o velho. O ato de educar é uma interação entre seres sociais. A educação auxilia no desenvolvimento físico,intelectual e moral de um homem. Ela visa também à formação da personalidade social. Mas num mundo capitalista é difícil identificarmos os fins da educação. E da sua opinião dizendo que muitas pessoas estudam somente para ser um profissional. Hoje em dia lutamos para que a nossa sociedade seja mais justa e com igualdade para todos. E isso pode ser conseguido através da educação. Sobre este assunto otexto diz que a educação deve instrumentar o homem como ser capaz de agir sobre o mundo e, ao mesmo tempo, compreender a ação exercida. A escola não é a transmissora de um saber acabado e definitivo, não devendo separar teoria e pratica, educação e vida, pág 52.
A tecnologia na escola despertou um debate envolvendo vários colegas, pois é um assunto instigante, as colegas abordam o assunto pensandonos pontos positivos e negativos das novas tecnologias no Ato de Educar.
De acordo com Simone Lino de Almeida Eler. “O ato de educar sofreu influência com o avanço da tecnologia, não tão positiva, pois muitas vezes a inteligência humana foi substituída pelas máquinas, que na maioria das vezes roubam a criatividade do pensar, do planejar humano, deixando o processo educativo à mercê. E o ato de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia para educar
  • Docência o Ato de Educar e Cuidar
  • Educar um ato de amar
  • Pedagogia é um ato de educar
  • Conclusão: O ato de educar: aprender e ensinar
  • As novas formas de educar através das tecnologias e seus resultados
  • Educar é...
  • Educar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!