O ATAQUE DOS CONSUMIDORES EMERGENTES

567 palavras 3 páginas
O ATAQUE DOS CONSUMIDORES EMERGENTES
1- Explique por que as grandes marcas perderam a oportunidade de explorar o mercado das marcas de baixo preço. Use par isso os conceitos a presentados nesse capitulo e nos capítulos 4 e 5. Os novos desafiantes eram pequenas e médias empresas nacionais, oferecendo produtos até pela metade do preço das grandes fabricantes. Eram os produtos chamados marcas-B ou marcas econômicas. No início de 2001, estimava-se em mais de 30% a participação das marcas B no mercado brasileiro. Nos EUA e Europa, essa participação era de 20%. Entre 1998 e 2000, as marcas líderes perderam participação em volume em 63% de 157 categorias de produtos pesquisados. As maiores perdas ocorreram nas categorias de bebidas não alcoólicas, alimentos doces e limpeza caseira.
2- Se você fosse consultado sobre o que as grandes marcas deveriam seguir para combater as marcas B, quais estratégias consideraria? Apresente as vantagens e desvantagens de cada alternativa que considerar inclusive a de não fazer nada e deixar as marcas B atuarem em seus nichos. Estratégia para reagir á situação ao lançamento de marcas, atuando no mercado brasileiro, pontos de vendas populares, tendo uma diferenciação, liderança de custo, foco, produtos ou serviços particulares, grupos específicos de clientes e mercados geográficos específicos. Vantagens: crescimento do mercado, desenvolvimento dos produtos tradicionais e do mercado, marcas da informalidade, diversificação e redução de custos. Desvantagens: perderam a rentabilidade, devido as crescentes existências das grandes varejistas, como as promoções de preços, propaganda cooperada, consumidores insatisfeitos com os produtos. Tendo o seu foco á atuação de mercados.
3- Como se explica o sucesso das marcas B? O crescimento das marcas B mudou os paradigmas de marketing. As marcas líderes, que ensinaram aos brasileiros os primeiros passos do marketing e dos produtos como margarina, sabão em pó e maionese, se concentravam as

Relacionados

  • Estudante
    22657 palavras | 91 páginas
  • Cole O Sinopses V
    157333 palavras | 630 páginas