O Alien Gena De Tenis

7356 palavras 30 páginas
O ALIENÍGENA DE TÊNIS
OBJETIVO: Promover alegria, descontração e além de tudo, possibilitar melhora na comunicação e, por conseguinte dos relacionamentos; tanto nas relações com nossos parceiros, familiares, pessoas que trabalham conosco, etc.
PARTICIPANTES: até 30 pessoas. TEMPO: de 40’ à1h.
MATERIAL: Tênis, cadarço, meia, folha de instrução, uma pessoa para fazer o papel do ET. Pode ser o próprio facilitador ou uma pessoa escolhida pelo facilitador que faça parte do grupo.
A pessoa que irá fazer o papel do ET, de preferência deve ser divertida e desinibida. O ET deve executar as instruções que lhe forem dadas exatamente como forem pedidas. Exemplo: Coloque a meia no pé. Deve colocar em cima ou embaixo do pé. Se pedirem para pegar o tênis pegar de qualquer jeito, de cabeça para baixo. Portanto, não deve interpretar as instruções. Também não pode falar, se várias pessoas falarem ao mesmo tempo, não deve executar nenhuma ação pode até fazer cara de bravo, triste, se jogar no chão, etc. Enfim, parar de fazer qualquer coisa, só voltar à atividade se houver instrução adequada.
DESCRIÇÃO: O facilitador explica ao grupo que irão fazer uma atividade bem diferente, onde serão testadas as habilidades de comunicação e relacionamento.
DESENVOLVIMENTO: 1- O facilitador entrega para cada participante a folha de instrução e lê junto com eles as instruções. 2- Em seguida, entra o ET, com um só pé vestido e com o tênis, o cadarço e a meia na mão. 3- Pedir para que comessem a atividade e dizer que terão 10’ para conseguir que o ET consiga colocar a meia e o tênis. 4- Dizer que não será permitido que os participantes toquem no ET, nem que demonstrem como fazer.
DISCUSSÃO: Terminada essa etapa, pedir para que o grupo se disponha em círculo e perguntar?
1- Como se sentiram durante a atividade?
2- Conseguiram realizar a tarefa? Se não conseguiram, por quê?
3- Que sentimentos tiveram quando o ET não estava conseguindo realizar a tarefa? Levar o grupo a perceber que muitas vezes,

Relacionados

  • Trabalho
    88856 palavras | 356 páginas