O Aborto E Uma Das Varias Quest Es Que P Em Em Detrito O Direito E Os Princ Pios Ticos Da Sociedade

665 palavras 3 páginas
O aborto e uma das varias questões que põem em detrito o direito e os princípios éticos da sociedade, nossa legislação vigente tem como bem jurídico maior a vida e a tutela da dignidade da pessoa humana logo preservando todas as formas de vida proibindo condutas como eutanásia (art. 226, 7º, da Constituição Federal), aborto(Art. 124 CP) e outras formas que interrompem o ciclo vital humano independente de que estagio se encontre.
Corentes feministas tem levado a questão do aborto a debate em prol da liberalização do aborto no Brasil, com a emancipação feminina, a mulher considera que e dona do seu próprio corpo assim sendo de livre arbítrio sobre o que será feito com ele, e não cabendo a sociedade julga-las nem descrimina-las pelo ato do aborto entretanto, a decisão de permitir uma gestação ou não, sai da esfera particular de princípios éticos e envolve questões mais abrangentes como o direito a vida garantido constitucionalmente a todos desde a concepção. A conduta de aborto e inclusive tipificada penalmente pelo código penal brasileiro (Artigo 124) Pena - detenção, de um a três anos.
Mas para mulheres feministas são requisitos básicos e necessários de justiça social e para a consolidação da democracia e escolher o direito ao aborto, a escolha de ter ou não ter filhos e o livre exercício da sexualidade tendo argumentos em prol.
A mulher tem o direito de tomar decisões num assunto que diz respeito à sua vida como o é da maternidade.
A maternidade não desejada é fonte de problemas futuros para a mulher, para o casal, para as famílias e, sobretudo, para as crianças delas nascidas.
É uma decisão que afecta não só a vida da mulher, mas a vida do casal envolvido e, caso exista, o contexto familiar.
Podem ocorrer problemas na futura vinculação afectiva entre a mãe e a criança nascida quando a gravidez é vivida em sofrimento.
A IVG quando considerada crime promove a perseguição às mulheres que abortam.
Embora não haja mulheres na prisão, há mulheres com pena

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas