n coisas

Páginas: 2 (314 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
“A hora da estrela” de Clarice Lispector é o ultimo romance e penúltimo livro publicado, em vida pela autora, no dia 26 de outubro de 1977. Foi escrito durante o período em que aautora sofria com um câncer. Um texto escrito num momento de estremo sofrimento e angustia, pois além da doença, um problema físico tão serio ainda tem-se um momento de tensãopolitica, com uma ditadura acuada, aja vista que seu fim era iminente e tentava-se uma prolongação da mesma a duras penas e enormes esforços.
Este é um dos fatores que pode ter sidoo que encorajou a autora a fazer criticas, mesmo que discretas e encobertas, a respeito das hierarquias sociais e a maneira como essas são na maior parte das vezes impostas por umcapitalismo, que sustenta um sociedade que vive de aparências que sufocam a existência humana a ponto de nos sujeitarmos a condições cada vez menos compatíveis com nossahumanidade.
Ao fazer analise do texto pode-se perceber o repulsivo porem intimo sentimento expressado por Rodrigo S.M. (narrador da obra e heterônimo de Clarice Lispector) que alternaentre um raso afeto e um profundo desprezo pela personagem principal Macabea, fazendo apontamentos machistas que denigrem violentamente a imagem não só da personagem mas dosimigrantes nordestinos e mulheres de forma geral, ações comuns no tempo do militarismo.
O fato de Clarice Lispector ter escolhido um homem como narrador nos subentende criticasimplícitas à sociedade militar sufocante e repressora que e refletida na vida de Macabea. Uma sociedade que gera em cadeia a repressão, de maneira que aquele que é sufocado por um sufoca ooutro e assim por diante, tendo no final pessoas como macabea que recebem toda essa repressão sem passa-la a mais ninguém, papel exercido por muitas mulheres neste período.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • N O Prestamos Aten O Em Coisa Chata
  • 17 coisas que pessoas emocionalmente fortes n o fazem
  • to mandando isso pq n achei outra coisa
  • Coisa e mais coisas
  • Coisa
  • Coisas
  • Coisas
  • Minhas coisas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!