M dulo III Introdu o ao Direito Constitucional

7612 palavras 31 páginas
MÓDULO III – Direitos e Garantias Fundamentais





Ao final do módulo, o aluno será capaz de:
Apresentar e exemplificar os aspectos gerais da Teoria dos Direitos e
Garantias Fundamentais;
Identificar os direitos e garantias do nosso ordenamento e a forma com que se pode exercitá-los e protegê-los.

Unidade 1 – Aspectos gerais dos Direitos e Garantias Fundamentais

Nesta unidade, será apresentada a Teoria Geral dos Direitos e Garantias
Fundamentais. Noções como localização, dimensões, diferenciação dos direitos e garantias e suas características são estudados neste primeiro momento. Pág. 2 - Direitos Fundamentais

Neste Módulo, estudaremos os Direitos e as Garantias Fundamentais.
Primeiramente, apresentaremos um esboço geral do que vem a ser o assunto, abordando a localização dele na Constituição de 1988, as suas dimensões, a diferença entre direito e garantia fundamental, bem como suas características e sua abrangência.

Nas unidades seguintes, analisaremos alguns direitos e garantias fundamentais de forma mais detalhada, oferecendo ao aluno alguns exemplos para compreender melhor este tópico.

Nesse passo, comecemos nosso estudo indagando: onde se encontram disciplinados os direitos e garantias fundamentais na Constituição de 1988?

Se formos procurar, veremos que, no Título II, há a previsão: “Dos Direitos e
Garantias Fundamentais”. Seguindo esse Título, encontraremos as subáreas em que o constituinte dividiu os direitos fundamentais, quais sejam:

Apesar da importância de todos os tópicos citados acima, concentraremos nossa atenção nos direitos e garantias individuais, pois, como já vimos, pertencem originalmente ao Direito Constitucional. Obviamente, não se excluem do âmbito desta disciplina os demais direitos, que também possuem matriz constitucional, mas é que os direitos de nacionalidade, por exemplo, são tratados com mais profundidade na cadeira do Direito Internacional Público, ao passo que os direitos políticos, assim com os partidos políticos, no

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • PII 7 1
    46279 palavras | 186 páginas
  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas