Relat rio Qu mca Experimental II AGORA VAI

1930 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE VILA VELHA – UVV
ENGENHARIA CIVIL

BRIAN DE ABREU QUIRINO
CAROLINE MONFRADINI DA SILVA
DIEGO DA SILVA TENÓRIO
HEITOR NEVES LOUGON OFRANTE

Prática nº 3 (20/08/2015):

DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE

VILA VELHA
AGOSTO – 2015
BRIAN DE ABREU QUIRINO
CAROLINE MONFRADINI DA SILVA
DIEGO DA SILVA TENÓRIO
HEITOR NEVES LOUGON OFRANTE

DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE

Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Civil apresentado à Universidade Vila Velha - UVV como parte das exigências da Disciplina Química Experimental sob orientação da Professora Kirlene Salgado Fernandes Penna

Disciplina: Química Experimental
Professora: Kirlene Salgado Fernandes Penna

VILA VELHA
AGOSTO – 2015
INTRODUÇÃO
Para a realização de diversos experimentos químicos é essencial que seja conhecido a densidade de cada substância. Tal estudo possibilita saber a quantidade de matéria presente em uma dada unidade de volume.
A densidade é definida como a massa da unidade de volume de uma substância e é calculado pela divisão da massa do objeto por seu volume:

“Um método adequado para medir o volume de um sólido, independente do seu formato, consiste em mergulhá-lo numa quantidade medida de água numa proveta graduada. O aumento do volume, medido pela elevação da água, determina o volume do sólido.” (TRINDADE, 1998)
Além de usar a formula anteriormente descrita para se determinar a densidade de uma substância, quando se conhece o volume e sua massa, também é possível medir de uma forma mais rápida e pratica, através do densímetro. Esse procedimento parte do principio da flutuabilidade, que é a tendência de uma substância manter-se flutuante ou ascender num fluido, porém esse método só pode ser aplicado para substâncias liquidas, tendo em vista que é um medidor flutuante.
Para o uso do densímetro é necessário usar uma vidraria de apoio com diâmetro compatível, como por exemplo, a proveta, também conhecida como cilindro graduado, e também a medição

Relacionados

  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas
  • 1 Fundamentos De Fisica Mecanica Hellip
    261933 palavras | 1048 páginas