F Stula Liqu Rica

6047 palavras 25 páginas
FÍSTULA LIQUÓRICA
O líquor ou líquido céfalo-raquidiano (LCR) é um fluido aquoso e incolor que ocupa o espaço subaracnóideo e as cavidades ventriculares. É produzido nos plexos coróides dos ventrículos laterais e no teto do terceiro e quarto ventrículos; flui para fora do sistema ventricular através dos forames de Luschka (abertura lateral do IV ventrículo) e de Magendie (abertura mediana do IV ventrículo), alcançando as cisternas basilares subaracnóideas. A seguir, circula superiormente em direção aos hemisférios cerebrais e inferiormente ao redor da medula espinal.
Finalmente é reabsorvido, passando para o sistema venoso através das granulações aracnóideas
(protrusões aracnóideas para o interior dos seios venosos da dura-máter). As velocidades de produção e reabsorção do líquor são dependentes da pressão, e as granulações aracnóideas parecem agir como válvulas unidirecionais, evitando a entrada de sangue no LCR.
A função do líquor é a proteção mecânica do sistema nervoso central, atuando como um coxim líquido entre este e a caixa óssea. Além disso, funciona como uma interface entre o cérebro e o sangue na troca de fluidos e eletrólitos. Esta interface é altamente seletiva, devido ao epitélio especializado existente no plexo coróide. O LCR também influencia na regulação da pressão intracraniana.
O volume total do líquor é de 125 a 150mL: metade disso fica no espaço sub-aracnóideo espinal, 20ml nos ventrículos e o restante no espaço subaracnóideo craniano, sendo completamente renovado a cada 8 horas. Portanto, aproximadamente 450mL de LCR é produzido diariamente. A pressão normal é de 5 a 20 cmH2O (punção lombar com o paciente em decúbito lateral). A glicorraquia é cerca de 2/3 da glicemia, e raramente é menor que 50 mg/dL.
Essa dosagem de glicose é maior que os níveis encontrados no muco nasal, lágrima ou fluidos serosos - fato este muito importante no diagnóstico de fístula liquórica.
A cavidade crânio-vertebral é uma caixa fechada que não permite a expansão de

Relacionados

  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas