F Rum 1

Páginas: 5 (1223 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015
APRESENTAÇÃO

Boa noite!
Meu nome é Adriano, sou policial militar no estado do Amapá a mais de dez anos, trabalho atualmente na divisão de informática, tenho formação acadêmica em gestão da tecnologia da informação e estou cursando o curso de administração pública.
Mais uma vez é um prazer em estar na companhia dos ilustres colegas de curso, bem como de nosso tutor, o qual nos acompanharádurante nossa jornada, tornando-a mesmo árdua, através de seus valorosos feedbacks.
Este curso é importante, para que eu possa compreender de que forma a minha organização se projeta em meio as dificuldades de processo e tomadas de decisões, bem como entender quais os principais fatores que interferem no planejamento estratégico levando-o a comprometer a qualidade dos serviços prestados a sociedade.A segurança pública carece de formas inovadoras, proativas e científicas para enfrentamento eficiente da criminalidade. A análise do ambiente e a formulação de estratégias de enfrentamento é fundamental devido as especificidades estaduais, regionais e locais. Solicito, com base na leitura do primeiro módulo, que apresente a teoria que melhor seria empregada na elaboração do planejamentoestratégico e realize uma pequena explicação ou vislumbre sua aplicação em sua instituição.

Antes de iniciarmos o estudo se faz necessário delimitarmos o contexto no que tange as questões de segurança pública e planejamento estratégico, para tanto iremos defini-los a seguir:
Para Souza (2006), a segurança pública é um fenômeno social e, portanto, possui relação com outros fenômenos sociais como a educação,a saúde, a infraestrutura urbana, entre outros.
A Constituição Federal de 1988, em seu art. 144, estabelece a finalidade da segurança pública:
A Segurança Pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: I — Polícia Federal; II — Polícia Rodoviária Federal; III— Polícia Ferroviária Federal; IV — Polícias Civis; V — Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.
Já a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça, expressa a compreensão doutrinária da segurança pública como:
A Segurança Pública é uma atividade pertinente aos órgãos estatais e à comunidade como um todo, realizada com o fito de proteger acidadania, prevenindo e controlando manifestações da criminalidade e da violência, efetivas ou potenciais, garantindo o exercício pleno da cidadania nos limites da lei.
Portanto, consideremos que segurança pública é função do poder público, mas exercida em conjunto com a comunidade, tanto no planejamento como na execução de programas preventivos.
A cerca do planejamento estratégico, podemos definir queé um programa de mudança organizacional que tem em sua fundamentação aspectos da Teoria Contingencial, da Teoria da Burocracia, do Desenvolvimento Organizacional, da Teoria Quantitativa e da Teoria Neoclássica, ou seja, o planejamento estratégico é um processo amplo na organização com o objetivo de identificar a direção estratégica, que é perseguida por implementações associadas, incluindomúltiplos níveis de metas, objetivos, prazos e responsabilidades, bem como, um programa de mudança contínua da organização, que aumenta sua sensibilidade ao ambiente para que possa se organizar em curto prazo e constantemente se redirecionar em direção à visão do futuro almejada.
O planejamento estratégico contemporâneo requer competências especiais para sua concepção e principalmente para suaimplementação. Fishmann e Almeida (1991) enfatizam a ideia de capacitação, quando indicam ser também “o processo de tornar a organização capaz de integrar as decisões administrativas e operacionais com as estratégias, procurando dar ao mesmo tempo maior eficiência e eficácia à organização."
Motta (1995), diante da importância e da complexidade que assume o planejamento estratégico, o define como um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1 F RUM TEM TICO
  • F Rum 1
  • Atividade 1 F Rum
  • F Rum Aulas 1 A 3
  • Resposta Ao F Rum N Mero 1
  • F Rum
  • F Rum
  • F rum educa o na sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!