e nos

1108 palavras 5 páginas
“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11-28:
Hoje cheguei no trabalho pensando em como eu andava cansada. Parei e avaliei meus pensamentos e vieram várias justificativas: dois empregos, casa, filha, ministério, etc. Mas de tudo o que me chamou atenção é de como ficamos vulneráveis e tendenciosamente mais frágeis quando estamos cansados e sobrecarregados.
As coisas ocorrem em nossa volta de maneira rápida e dinâmica que acabamos avaliando de forma sensível as coisas que ocorrem em nossa volta. E esta é uma época bem propicia. Final do ano, as pessoas ficam mais cansadas, estressadas e emotivas. Época em que todos, geralmente, avaliam suas decisões e pensam em estar em família. É um momento em que as pessoas se organizam para numa noite, comemorarem o nascimento de Cristo. E culturalmente a família se reúne para celebrar esta data. E me vi pensando nisto.
Jesus veio ao mundo para que as pessoas o conhecessem e por meio Dele pudessem viver, isto que no dia do nascimento Dele ocorre. Celebração e união em família. A época mais pesada para as clínicas, igrejas, centro de apoio... é a época de Natal. Época em que os lares tomados pelo orgulho, ódio, rancor, competição, acabam se desfazendo, e muitas pessoas se perdem e ficam presas num jugo que as impedem de serem efetivamente aliviadas por Jesus.
Jugo é o nome dado pelos romanos para uma trave de madeira que se coloca sobre o pescoço dos bois para puxar o carro ou o arado e, figuradamente, significa domínio, submissão. O jugo do consumismo, da vaidade do verão, dos vícios, da religiosidade, são jugos comuns que fazem as pessoas não viverem este momento com tanto amor e com tanta gratidão.
No jugo a pessoa fica com a mente limitada, e presa somente em si própria. Quando lemos esta passagem

Relacionados