C:Meus arquivosPEDAGOGIAFund. Históricos, Políticos e Legais da Ed. Infantil

1280 palavras 6 páginas
1-Segundo Pereira (2002), diferentes áreas procuram entender o que está por trás do fenômeno brincar, propondo diferentes modos de compreender e interpretar a brincadeira. Relacione cada uma dessas áreas às suas respectivas concepções:
I)Educação ( ) Observa os significados que a brincadeira representa na vida da criança.
II)Arte ( ) Observa o brincar como algo parecido com o fazer artístico.
III)Sociologia ( ) A brincadeira começa a ser vista como um importante instrumento de aprendizagem.
IV)Psicologia ( ) Observa que através da brincadeira podemos saber como se organiza uma cultura.
Escolha uma:
a. III, II, I, IV
b. II, I, IV, III
c. IV, II, I, III
d. I, II, IV, III
Questão 2
Completo
Atingiu 3,0 de 3,0
Marcar questão
Texto da questão
Pesquisar a origem dos jogos é uma tarefa bastante difícil, uma vez que a ciência comprova a existência destes, desde os primórdios da existência humana. Neste contexto, analise o texto a seguir:
“Os jogos tradicionais são manifestações de criação regional ou nacional mas com raízes de identificação entre países de cultura similar ou mesmo distantes. O surgimento de vários desses jogos e brincadeiras infantis está ligado à apropriação pelas crianças e reprodução à sua maneira, de práticas culturais observadas entre adultos. O jogo de amarelinha ou academia parece ter origem na Roma e Grécia antigas, a partir de práticas culturais de adultos. Na Grécia foi registrado há séculos o jogo de pedrinhas (jogo das cinco pedras) a partir de desenho numa ânfora exposta no Museu de Nápoles, e anteriormente jogado com pequenos ossos ou em peças de marfim e outros materiais.
Contudo, precisar a origem dessas atividades é impróprio dado a que ela se confunde com a origem dos entes humanos. Daí na obra intitulada “Homo Ludens – O jogo como

Relacionados